Entre os dias 23 a 30 de janeiro deste ano, realizou-se o tradicional retiro anual da Fraternidade Sacerdotal Jesus+Caritas do Brasil. Ao todo, 29 pessoas participaram do retiro que teve as suas meditações compartilhadas entre os membros do Conselho Nacional da Fraternidade, pois o pregador escolhido não pode comparecer por motivos de saúde.
Inspiradas no caminho de busca incessante de Charles de Foucauld, as fraternidades sacerdotais são instrumentos “de vivência comunitária, de experiência do amor pessoal com Jesus e a busca de novos caminhos para a Igreja de hoje”, conforme diz o diretório nacional. Em última instância, também, o padre Willians recorda que “tudo tem por fundamente na causa de Jesus e do seu evangelho”.
No retiro anual, realizou-se diversos tipos de atividades: a meditação de um pregador; a oração silenciosa; missas e adorações eucarísticas diárias; partilhas de experiências de vida; os trabalhos manuais. Todas essas atividades são consideradas como meios para a vivência do seguimento de Jesus, através de meios pobres e simples.
Este ano, o retiro teve participação do padre Genilson Sousa, secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Para ele foi um espaço para mergulhar na espiritualidade missionária de São Carlos que ensina a viver o evangelho junto aos mais simples e no convívio com outras culturas na amizade social. A sua participação partiu do convite de alguns membros da fraternidade que apresentaram a importância da espiritualidade na vida presbiteral. Padre Genilson destaca o espaço da fraternidade como singular da espiritualidade também na vida das Juventudes do Brasil, em especial, através de formação, retiros e apresentar o testemunho de diálogo, mística missionária também para os jovens nos dias de hoje.
Nos dois últimos dias, o retiro deu lugar a uma assembleia para a eleição do novo responsável nacional. Ao final da assembleia, o Padre José de Anchieta Moura Lima, do clero de Juiz de Fora (MG), foi eleito o responsável pelos próximos seis anos, até janeiro de 2030. Além disso, uma nova equipe assume os serviços desenvolvidos pela Fraternidade.
O encontro se encerrou com uma plenária que escolheu a data, o local e os nomes para pregar o próximo retiro. Sendo assim, ficou escolhida da data de 06 a 13 de janeiro de 2025 e; Florianópolis, como sede do próximo retiro.

