De 29 a 31 de agosto, o Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Paraná realizou sua Assembleia Anual no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava. O encontro contou com a presença do bispo da diocese de Paranavaí (PR) e referencial para a missão no Regional Sul 2 da CNBB, Dom Mário Spaki, além de representantes de diversas dioceses, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos engajados.
Em entrevista ao jornalista Tonico de Oliveira, da Rádio Cultura de Guarapuava, dom Mário destacou o dinamismo missionário que o Paraná vive atualmente. “O Paraná está numa subida em todo o aspecto do missionário. Temos muitas coisas bonitas acontecendo em âmbito estadual e também em nossa missão na África. Além disso, fomos escolhidos para sediar, em 2029, o 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), de importância mundial. Também percebemos que nas dioceses há um revigoramento de toda a caminhada missionária”, afirmou.
Sobre a missão do Regional Sul 2 em Guiné-Bissau, iniciada em 2014, Dom Mário lembrou que esta iniciativa nasceu como uma resposta de gratidão ao apoio que o Brasil sempre recebeu de missionários estrangeiros. “O Brasil acolheu padres, religiosos e religiosas de outros países, que trouxeram também recursos para nossa Igreja. A pergunta era: quando nós vamos começar a doar? Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, tornou-se a nossa resposta missionária”, disse o bispo.
Nesta assembleia a formação foi conduzida pelo padre Tiago Camargo, de Brasília (DF), assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial. Ele trouxe uma releitura do Congresso Americano Missionário (CAM6), realizado em 2024, em Porto Rico, e destacou a importância de alinhar a caminhada missionária com o novo Programa Missionário Nacional, convocando conselhos regionais, diocesanos e paroquiais a assumirem o compromisso de despertar a consciência missionária nos batizados.
“Como assessor da Comissão, nós fazemos essa caminhada junto com os conselhos missionários, buscando primeiramente conhecer a realidade de cada um dos 19 regionais do Brasil para poder somar o conhecimento através do estudo, das informações, das reflexões, alinhando a caminhada missionária da Igreja no Brasil”.
O sacerdote destacou a importância dos conselhos: “Os conselhos missionários também são importantes para despertar nos batizados a consciência missionária para que assumam a sua vocação batismal, sua vocação de missionários e missionárias, tornando Jesus Cristo conhecido e amado aonde estiverem”, disse padre Thiago.

