Diocese de Propriá (SE) realiza 1º Congresso Missionário Diocesano

No dia 22 de novembro em Nossa Senhora da Glória, cidade da Diocese de Propriá (SE), aconteceu o primeiro Congresso Missionário Diocesano. A iniciativa é o ponto alto da caminhada vivida no projeto missionário “Ide e fazei discípulos”, nascido da parceria entre a Diocese e a Comunidade Missionária de Villaregia. O evento contou com a presença de mais de 800 pessoas entre leigos e leigas, religiosas e padres, representantes de todas as paróquias da diocese. Também o encontro foi agraciado com a presença das forças missionárias do Estado de Sergipe nas pessoas dos coordenadores dos COMIDI, da IAM, da JM, das FM da Arquidiocese de Aracaju e da diocese de Estância, e do coordenador do regional Nordeste 3.
Além dos relatores da diocese de Propriá e da Comunidade Missionária de Villaregia, houve a preciosa mediação do padre Tiago Ávila Camargo, assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Diretor Geral do Centro Cultural Missionário. O dia, caracterizado pela grande alegria e entusiasmo missionário, começou com a animação e a oração, caracterizados pelos elementos culturais e religiosos do território.
Após a palavra do Administrador Diocesano e o vídeo do Bispo Eleito da diocese ocorreram três palestras: a primeira fez memória do Projeto com imagens e testemunhos do povo sobre a caminhada missionária dos últimos 4 anos. A segunda palestra apresentou aos participantes o papel do COMINA e o Programa Missionário Nacional. A terceira foi sobre a continuidade do projeto missionário diocesano a partir do caminho sinodal-missionário à luz do documento sobre o Sínodo e o “Instrumentum Laboris” das próximas DGAE.
Ao longo do dia as músicas, as danças, os sorrisos, os abraços e a alegria da missão expressaram a alma do Congresso. A conclusão com a Santa Missa e com o envio missionário foram a coroação do dia. Depois da Eucaristia todos foram enviados: a Igreja local e os missionários da Villaregia, que voltaram para suas sedes no Brasil (em São Paulo e Belo Horizonte). Um jovem da diocese foi enviado para uma experiência de um 1 mês e meio em Maputo (Moçambique) sinal da maturidade do percurso feito da Igreja local aos confins do mundo. Sim, a vida é missão e ela continua!

Outras notícias