Balanço da 36ª Assembleia Ordinária do Celam

Em entrevista coletiva coordenadores dos trabalhos avaliaram a 36ª Assembelia do Celam. Participaram da coletiva, Monsenhor Juan Espinoza, Secretário Geral do Celam; padre Francisco Nino, Sub-Secretário do Celam; dom Jorge Solórzano, Secretário-Geral da Conferência Episcopal da Nicarágua; e dom Alfonso Gerardo Miranda, Secretário-Geral da Conferência Episcopal do México. Eles deram suas impressões gerais vivida durante  Assembleia realizada em El Salvador entre os dias 9 e 12 de maio.

“Os dois primeiros dias nós trabalhamos as questões promovidas pelo Celam, tivemos a exposição dos relatórios pastorais dos sete departamentos: educação e cultura, vocação e ministérios e todas as questões de trabalho social. Além disso, uma síntese do trabalho realizado em dois anos e estes relatórios foram aprovados. Também presidente da Conferência fez um relatório muitrom_560x280o abrangente”, disse Monsenhor Juan Espinoza disse. Ele acrescentou que “convivência foi uma muito significativa com o povo de Deus desde o primeiro dia na Paróquia da Inmaculada Concepción; depois, ontem na Catedral, foi um dia especial, os membros do Celam se encontraram com os bispos do Canadá e dos Estados Unidos e comemoram o 20º aniversário do Sínodo da América e refletiram sobre a migração para acompanhar nossos irmãos migrantes “. Monsenhor Espinoza enfatizou ainda que “esta manhã [sexta-feira, 12 de maio], foi comemorado o 10º aniversário da Conferência de Aparecida. A conclusão é de um relançamento do que já está previsto em Aparecida”.

Padre Francisco disse que “a experiência da Igreja Católica é a de comunhão. O Celam busca criar um espaço de comunhão para os bispos discernirem o que Deus está chamando-os nas diversas comunidades que vivem nestas terras América Latina e Caribe. Na verdade, estamos em uma reunião pastoral onde os sucessores dos apóstolos se reúnem para discernir o que Deus está pedindo a Igreja latino-americana”.

Já dom Jorge Solórzano recordou que “75 anos atrás, os bispos da América Central fizeram uma reunião para discutir a nossa situação econômica, política, social e, especialmente, para compartilhar nossos desafios em situações sociais. E juntos temos enfrentado nossos problemas. É uma força que estamos sempre juntos”. Ele também observou que “o nosso Beato [dom Oscar Romero] fazia parte do SEDAC e Celam; pedimos a dom Romero sua intercessão para continuar a trabalhar com nossos povos da América Central “.

Dom Alfonso Gerardo Miranda comentou a mensagem Núncio Apostólico na terça-feira, 9 de maio, na qual se fez menção a dom Romero: “o que tocamos dá-nos a sensação de sentir Oscar Romero respirar”. O Núncio Apostólico de El Salvador disse ainda que quer fazer uma moção para que dom Romero seja proclamado Doutor da Igreja Universal. Ele concluiu sobre esta questão dizendo que “Romero mostrou-nos o caminho a seguir, para que o cristão seja o que acredita, o que vive, o que professa.”

No final da Entrevista, Monsenhor Miranda acrescentou que o “importante é que todos nós nos reconheçamos como irmãos e juntos possamos sair dessas situações que nos afetam. Todos os problemas não podem ser resolvidos apenas com a força de um país, mas creio que precisamos da força de todos os países juntos para seguirmos adiante .” E ele pediu para que “a Virgem nos mantenha unidos para construirmos o Reino de seu filho.”

A 37ª Assembleia Geral Ordinária será de 13 a 17 de maio de 2019, em Honduras.

Fonte: CNBB com comunicação Celam

Outras notícias