Celebração acolhe relíquias de Santa Teresinha na sede das POM em Brasília

A padroeira das missões esteve em sua casa no Brasil. Pela primeira vez, na recente história das Pontifícias Obras Missionárias (POM), foram acolhidas em sua sede nacional as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Nesta quarta, 7 de fevereiro, houve momento de oração pessoal e comunitária e Celebração Eucarística, presidida por Dom Maurício da Silva Jardim, presidente da Comissão Missionária da CNBB.

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma das santas mais queridas e veneradas pela Igreja Católica, têm sido objeto de devoção e peregrinação em todo o mundo. No Brasil, a chegada dessas relíquias é sempre um momento especial para os fiéis, que se reúnem em oração e adoração, buscando a intercessão da santa conhecida como a “Pequena Flor”. A urna que peregrina pelo Brasil e que foi recebida nesta semana na sede das POM contêm os ossos da perna direita de Santa Teresinha.

Nesta semana as relíquias percorreram paróquias e espaços da Arquidiocese de Brasília. A presença das relíquias de Santa Teresinha motiva um momento de reflexão e inspiração para os missionários e missionárias, que buscam seguir o exemplo de simplicidade, humildade e amor que caracterizaram a vida da santa.

Ao final da missa, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, arcebispo emérito do Ordinariado Militar do Brasil, relatou a história destas relíquias, que contaram com a sua colaboração na organização da urna peregrina durante o período em que esteve a serviço da Santa Sé em Roma.

 

Santa Teresinha e a universalidade da missão
Após a celebração, Dom Maurício Jardim, destacou a importância de Santa Teresinha como animadora da missão. “A visita das relíquias na sede das Pontifícias Obras Missionárias foi uma graça. Pedimos à Santa Teresinha que seu testemunho seja inspirador para toda a nossa Igreja do Brasil. Santa Teresinha, no coração da Igreja, queria ser o amor. Ela como doutora da Igreja nas questões de fé nos ensina o caminho da via do amor, de sermos uma presença da misericórdia de Deus para todas as pessoas. Que esta visita possa nos reanimar para a nossa identidade missionária”, destacou o bispo.

Ir. Regina da Costa Pedro, diretora das POM no Brasil, lembrou a vida de Santa Teresinha, dedicada à missão de toda a Igreja. “Foi um momento muito significativo, pois nesta casa, aqui nas Pontifícias Obras Missionárias, nós colaboramos com o Papa para esta missão universal da Igreja e é isso que estava no coração de Santa Teresinha. Participar da universalidade da missão com toda a sua vida, a partir de gestos simples e da oração. Ter as suas relíquias aqui nos ajuda a fortalecer aquilo que é o nosso propósito. É com muita gratidão que nós agradecemos a presença de Santa Teresinha aqui conosco que vem fortalecer o nosso compromisso com a missão”, agradeceu a diretora das POM.

 

 

Outras notícias