Celebração de sacramentos nas comunidades de Moçambique

As Paróquias São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo Apóstolo de Larde, na Arquidiocese de Nampula/Moçambique, vicenciaram durante todo o mês de abril uma de suas atividades pastorais mais importantes: a realização dos sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Matrimônio.

m2As duas paróquias são acompanhadas pela equipe missionária do Regional Sul 3, e somam cerca de 150 comunidades. Devido ao grande número de comunidades e as grandes distâncias entre elas, as paróquias se organizam por zonas pastorais, que reúnem as comunidades mais próximas. Assim, a participação dos cristãos nas celebrações, visitas e sacramentos se torna mais fácil.

Na paróquia de Micane são 16 zonas, que receberam os sacramentos de 09 a 29 de abril. Nas mais de 100 comunidades, 539 pessoas foram batizadas, 105 receberam a Primeira Eucaristia e 344 celebraram Matrimônio. O animador paroquial da catequese, Julio Artur, destaca a importância do batismo para os católicos: “No batismo a pessoa é enviada a servir e assumir os ministérios na comunidade. O batizado é aquele que fala e faz tudo o que Jesus falou e fez”, ressalta Julio.

m3Em Larde, que divide as 43 comunidades em 5 zonas pastorais, foram celebrados 311 Batizados, 60 Matrimônios e 18 Primeiras Eucaristias. O padre Luiz Alves, membro da equipe missionária e pároco da São Paulo explica como funciona o processo de formação e acompanhamento dos catecúmenos. “Depois de serem formados pelos catequistas durante três anos, eles se reúnem em uma das comunidades daquela zona, levando consigo todos os documentos necessários, acompanhados com os seus catequistas, padrinhos, madrinhas, anciãos e equipe missionária. Ali então acontece o processo de avaliação dos eleitos para os sacramentos. Uma vez aprovados, algum tempo depois se encontram novamente em uma das comunidades da zona, onde participam do retiro espiritual orientado pelo animador da zona, realizam suas confissões e no dia seguinte celebram seus sacramentos com muita alegria”.

Uma das grandes forças para a realização dos sacramentos é a presença e participação dos animadores de diversos ministérios nas paróquias (catequese, liturgia, jovens, mulheres…). Leigos e leigas que se dedicam incansavelmente e não medem esforços para acompanhar a equipe missionárias nas comunidades.

Por Victória Holzbach, Jornalista, Missionária em Moma

Outras notícias