Celebrar a alegria dos missionários que chegam

Jesus é modelo de missionário. Ele nos chama e nos envia, assim como fez com seus primeiros discípulos. Neste 3º dia da Novena, vamos celebrar a alegria dos missionários que chegam. Lembramos que a presença dos missionários estrangeiros no Brasil é sinal de cooperação e fraternidade universal. Isso confirma que a missão não tem fronteiras, inclui todas as nações, línguas, raças, cores. O amor de Deus não tem nacionalidade, nem limites.

Olhando para a vida
Hoje somos enriquecidos pelo testemunho de dois missionários estrangeiros: a irmã Gabriella Bottani e padre Moussa Serge Traore.
Irmã Gabriella Bottani é missionária Comboiana italiana. Chegou no Brasil em 2004 e em 2012 se estabeleceu em Porto Velho (RO). Através de seu modo de ser, falar e agir revelava um amor muito grande pela vida. Aos poucos foi conhecendo, amando e se inserido na ação pastoral da arquidiocese de Porto Velho. É uma mulher comprometida com a verdade e a defesa da vida.

Em sua missão, a religiosa conheceu a triste realidade do Tráfico de Pessoas: crianças, jovens e adultos.

Irmã Gabriella, veio como missionária não pela metade, mas por inteira. Vive a sua missão com alma, amor e entusiasmo. Revitalizou a Rede um Grito pela Vida, um espaço de articulação e ação contra o tráfico de pessoas.

Descobriu em seu caminhar, que o Evangelho transforma e contagia, não só a si mesma, mas também os que estão ao seu redor. Irmã Gabriella, criou uma rede de solidariedade, com todas as pessoas, imagem e semelhança de Jesus Cristo, que são feridas em sua dignidade. O trabalho desta religiosa salvou muitas vidas.

Somos agradecidos a Deus, por sua presença em Porto Velho. As sementes que plantou deram frutos, visto que, a Rede um Grito pela Vida, que faz parte da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), ainda hoje continua atuante e defendendo vidas ameaçadas.

Assista ao DVD da Campanha Missionária, 3º Dia.
Testemunho do padre Gabriel Than Win Aema, missionário do PIME natural do Myanmar

No livrinho da Novena temos também o testemunho do padre Moussa Serge Traore é natural de Burkina Faso, um país do oeste da África. Ele é membro da Sociedade dos Missionários da África, um Instituto de padres e irmãos, dedicado à missão ad gentes (aos povos) com uma atenção especial às pessoas de outras religiões e os mais necessitados. Atualmente padre Serge é Superior provincial no Brasil e reside em Salvador na Bahia.

“Anunciamos o Evangelho com respeito e diálogo, não impomos, propomos”, conta padre Serge. “Vivi em vários países (Burkina Fasso, Ruanda, Quênia, Egito, Mauritânia e Índia) até chegar ao Brasil, em setembro de 2012. Participei do Curso de Iniciação à missão no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). Quando comecei o meu trabalho nas comunidades, me senti como se estivesse com minha família”.

Baixe aqui todos os materiais da Campanha Missionária 2017

Padre Serge ama de verdade o povo brasileiro, isso é missão. “A minha fé se fortaleceu, por meio de situações desafiadoras como: perda de meus pais quando ainda era adolescente, vivendo como imigrante num país estrangeiro, trabalhando pela paz, ensinando a amar o inimigo, testemunhando o perdão em lugares marcados por guerras geradas pelo ódio”.

“No Brasil me sinto em casa. Nas visitas às famílias sempre recordo da alegria experimentada por Maria e Isabel, ao se encontrarem. Assim eu me sinto. A presença do missionário estrangeiro no Brasil é um grito para lembrar que muitos povos no mundo não conhecem Jesus”.

Padre Serge nos apresenta um desafio. “Nós estamos no meio de vocês para alargar a vossa tenda, o horizonte espiritual e suscitar uma forte consciência missionária além-fronteiras. Nós deixamos terra, família, cultura para viver no meio de vocês, para que vocês também possam ir a outros países”.

As nossas dioceses e comunidades têm muitas necessidades, mas lembramos a regra de ouro de Jesus Cristo: “Tudo quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Esta é a lei e os profetas” (Mt 7, 12). Portanto, sejamos alegres discípulos missionários em saída.

Compromisso
Vendo a alegria dos missionários e missionárias que chegam ao Brasil e os testemunhos, o que podemos assumir como gesto concreto?

Oração do Mês Missionários
Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.

Extrato do livrinho da Novena Missionária 2017

Outras notícias