O Papa Francisco nos convida para uma “Igreja em saída”, com novas experiências de fé missionária, que considere a mensagem de salvação universal e de inclusão dos povos, sempre com fundamento no evangelho. A cidade de Porto Velho (RO) sediou o Encontro de Formação Missionária, promovido pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE – NOROESTE). O encontro aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP) entre os dias 5 e 7 de abril de 2024, que contou com a participação de missionárias e missionários da prelazia e dioceses que formam o vasto Regional de Noroeste, em terras Amazônicas.
Os momentos de Eucaristia foram presididos por Dom Santiago Sánchez Sebastián, Bispo referencial da Animação Missionária da Regional Noroeste, este que participou ativamente das atividades de formação. Também participou do Encontro de Formação Missionária, o Pe. João Batista Toledo da Silveira, representante do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de Porto Velho (RO), que apresentou o painel sobre a análise da conjuntura eclesial nos dias de hoje. A análise dessa conjuntura é considerada uma tarefa árdua, sobretudo em razão da diversidade de posicionamentos existentes numa igreja plural, com atenção especial para esse tempo de polarizações.
O evento de formação contou com a participação do Pe. Tiago Ávila Camargo, assessor para a Comissão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abordou o painel com o tema “Paroquias Missionárias: rede missionária de comunidades”. O Pe. Tiago aproveitou o momento para falar um pouco sobre a contribuição do CCM (Centro Cultural Missionário) para a formação de missionárias e missionários.
De acordo com a coordenadora do evento e articuladora do COMIRE – NO, Aldemisia Magalhães, “apesar das distâncias geográficas, a alegria proporcionada pelo encontro superou todos os desafios, principalmente pela oportunidade de analisar documentos da Igreja que abordam o tema da paróquia missionária, em especial o Documento de Aparecida e o Documento 100 da CNBB”. Os dias e as noites de aprendizado são provas de que existem várias “Amazônias” dentro da própria Amazônia, principalmente em razão da junção da pluralidade de temas e da participação proporcionada pelo evento.
A oportunidade de conhecer diferentes realidades sociais e culturais são os principais legados deixados pelo Encontro de Formação Missionária COMIRE – NO, uma iniciativa que acendeu a chama para os novos desafios da Igreja Missionária. A oportunidade de conhecer diferentes realidades sociais e culturais são os principais legados deixados pelo Encontro de Formação Missionária COMIRE – NO, uma iniciativa que acendeu a chama para os novos desafios da Igreja Missionária, saindo do encontro com um renovado ardor missionário, levando a cruz missionaria as nossas igrejas locais.
Por Pablo Angelim Hall

