“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. À luz do tema do Mês das Missões, o Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF), vive intensamente o espírito de missão. Várias são as atividades que o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) desenvolve durante todo o ano, mas, em especial, no mês de outubro, Mês das Missões, os seminaristas elaboraram diversas atividades para alimentar o autêntico espírito missionário proposto por Jesus Cristo.
Entre as atividades, destacam-se: a oração da Campanha Missionária nas missas e a Novena Missionária, que foi celebrada com muito entusiasmo e ardor missionário, onde os seminaristas participaram com o clima de oração e partilha, assumindo o compromisso com a participação do seminário na Coleta em favor das missões em todo o mundo.
Entre os dias 27 e 29 de outubro os seminaristas, juntamente com o padre formador Miguel Alon Barros de Souza, participaram da missão de evangelização organizada pelo Comise na cidade de Brazlândia, onde tiveram a oportunidade de fazer visitas porta a porta, rezar e conviver com a comunidade local. O padre Miguel Alon celebrou missa, participou da evangelização porta a porta, visitou os enfermos e atendeu confissões.
No encerramento do Mês das Missões, dia 30 de outubro, os seminaristas tiveram a presença do diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, juntamente com o padre Jaime Gusberti, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), o padre Badacer Neto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e a Irmã Patrícia Sousa, secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Padre Maurício presidiu a Eucaristia e exortou os seminaristas sobre a necessidade de estar em constante oração pelas missões do Brasil e do mundo, e falou sobre a persistência em cultivar o espírito missionário dentro do processo de formação presbiteral.
O papa Francisco vem destacando a natureza missionária da Igreja. Como futuros pastores do rebanho do Senhor Deus, é necessário que os seminaristas continuem com o proposito de abraçar a realidade missionária, independente do ambiente em que estejam desenvolvendo o seu trabalho de evangelização. Os presbíteros devem assumir a dimensão apostólica-missionária, sendo sensíveis ao ser humano e sempre prontos a formar no seu espírito a característica do Bom Pastor, dispostos a levar Jesus Cristo aos mais necessitados.
Com informações do Comise de Brasília (DF)