COMISE do Oeste 2 realiza Congresso Missionário Regional de Seminaristas

O 7º Congresso Missionário Regional de Seminaristas, que aconteceu de 25 a 28 de outubro no auditório da Faculdade UNIFACC-MT, campus SEDAC, se encerrou no último dia 28. Organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas do Regional Oeste 2, objetivou-se um aprofundamento na reflexão sobre a missão na vida do presbítero.

Em comunhão com o Ano Jubilar Missionário vivido pela Igreja do Brasil, e com o tema do Congresso Missionário Nacional, foi escolhido o tema “Missionariedade no Processo de Formação de Seminaristas” que foi trabalhado pelos assessores Pe. Alessandro, Pe. Nériton, Pe. Fábio Guimarães, Pe. Antônio Niemiec e Dom Maurício. O 7º Congresso Missionário foi um momento importante, possibilitando um aprofundamento na reflexão acerca da face Missionária da Igreja, ou melhor, sobre sua essência própria, a missionariedade, com foco na formação presbiteral.

Foram realizadas ações missionárias no Hospital do Câncer e no Lar dos Idosos. Segundo a coordenação, “cada um teve a oportunidade de tocar, de alguma forma, o Cristo sofredor na humanidade que sofre e clama por homens que sejam boca de Deus, para mostrar-lhes que Deus está com eles a todo instante. Por fim, vimos que o sacerdote não o é, verdadeiramente, se desligado do ser missionário. O presbítero, mas já o seminarista, tem que ser missão onde estiver. Como o Papa nos lembra, missão é paixão: precisamos transbordar. A missão é um caso de amor que impulsiona os discípulos de hoje em dia. A missão nasce do encontro com Jesus, e do anseio de anunciá-lo a todos os continentes, como o apóstolo André vai correndo a Pedro anunciar que encontrou o Messias”.

A coordenação ainda destaca os conferências realizadas durante o congresso. “Vimos, nas diversas conferências, que a Igreja está inserida no mundo, o que significa dizer que, estando a todo momento em contato com ele, é chamada constantemente a evangelizá-lo, e viver a sua missão própria. Percebemos ainda que a missão está fundamentada na oração. Nossa primeira missão, de fato, é rezar. E nosso ser missionário só gerará frutos se estiver embasado na oração. Se nossa missão estiver desligada da oração, e consequentemente desligada de Deus, não daremos frutos, e nos tornaremos simples filantropos. Vimos a relevância da existência do Conselho Missionário de Seminaristas, pois existe para fomentar o ardor missionário nos seminaristas. O COMISE não é um grupo fechado, que tem suas atividades isoladas. Mas é um Conselho que objetiva lembrar e motivar cada seminarista sobre a necessidade de ser missionário”.

 

Comentários

Relacionados