Congresso Missionário Regional reúne forças missionárias de todo Ceará

A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, através do COMIRE, promoveu durante os dias 18, 19 e 20 de agosto, em Fortaleza, o Congresso Missionário Regional. O encontro foi realizado no histórico Seminário São José, casa onde passaram inúmeros sacerdotes cearenses no seu período formativo. Estiveram participando representações dos COMIDIs, IAM, JM, COMISE e CRB. Esse momento é promovido a cada três ou quatro anos, sempre em vista, do Congresso Missionário Nacional, que esse ano será realizado em Manaus.

O primeiro momento do Congresso foram realizadas as partilhas, cada grupo teve a oportunidade de apresentar suas experiências e expectativas para o encontro. Ir. Regina Pedro, diretora das POM, fala sobre esse momento. “Minha presença aqui é com o intuito de ajudar a própria Igreja do Nordeste 1, aqui desta terra cearense, a se inserir nessa caminhada de reflexão que nós estamos fazendo em nível de toda Igreja no Brasil. Aqui na Igreja no nordeste no início do Congresso foi uma partilha daquilo que as diversas dioceses já estão realizado em nível de empenho, de compromisso missionário. As diversas dioceses que têm articuladores da animação missionária. As diversas dioceses que estão empenhadas em diversas atividades nos COMIDIs”, relatou a diretora.

Para Claudiano Santiago, da diocese de Limoeiro do Norte, “o Congresso Missionário proporcionou uma verdadeira experiência de fé, além de fortalecer cada vez mais a Espiritualidade Missionária de cada participante para que, reabastecidos, possam continuar animando as dioceses e paróquias, e assim fazer Jesus conhecido e amado; com corações ardentes e pés a caminho! Esses dias de encontro, de estudo e oração nos faz reforçar o convite e o apelo da igreja em saída. Outro momento forte do nosso encontro foi a Celebração do Lucernário um espaço de oração que propiciou um encontro profundo com Deus através de momentos de silêncio, cantos, preces, marcados pela presença do espírito fraterno que é simbolizado através das luzes das velas”, falou o participante.

Trabalhos em grupo
Durante a tarde do dia 19, foram realizados os trabalhos em grupos, que teve por objetivo escutar as participantes de forma ampla sobre os temas relacionados a missão. Cada grupo trabalhou pontos do Texto Base do 5º Congresso Missionário Nacional, em seguida houve a apresentação na plenária, onde cada grupo pode destacar pontos importantes.

Lucenildo Lima, secretário da COMIRE e da COMIDI da diocese de Crato, reflete que “nos momentos de grupos estudamos várias perguntas, falando sobre: onde estão os confins da terra neste mundo globalizado? Qual mundo é esse? As palavras mais fortes: ir as periferias, ir aos confins, as fronteiras, sobre a espiritualidade. Pensar em espiritualidade sim, espiritualismo não.”

Outras notícias