Aproximadamente 104 missionários participaram do retiro anual de espiritualidade realizado pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da diocese de União da Vitória (PR), nos dias 17 e 18 de fevereiro. O retiro de espiritualidade foi realizado na casa de formação diocesana, a fim de fortalecer a fé e prepará-los para as santas missões diocesanas que acontecerão este ano, sendo a primeira delas na Paróquia Santo Antônio do Iratim, distrito de Bituruna, do dia 7 a 10 de março.
O encontro contou com a presença da Irmã Vânia Alves de Souza, secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária. Durante a manhã do sábado, trabalhou o sentido de se estar em retiro, trazendo a consciência de que muitas vezes para se ouvir a voz de Deus é preciso sair em retirada, para assim ter um encontro profundo consigo mesmo, com os outros, e com o próprio Cristo. Ainda pela manhã tivemos a visita do padre João Francisco, que fez sua fala encorajando os missionários a sair do comodismo e viver em intimidade com a palavra e a vida de oração.
Usando de momentos de deserto, a irmã propôs aos missionários que encontrassem um lugar calmo, retirado, e longe dos de mais membros do grupo para silenciar o coração e estar em silêncio a fim de ouvir a voz de Deus “todos os homens e mulheres que fizeram uma história de salvação tiveram de passar pelo deserto, somente no deserto poderemos encontrar a Deus e compreender a missão que ele nos confia” comentava a pregadora.
Durante muitos momentos do encontro a irmã trouxe ao grupo a consciência de que o nosso irmão e a salvação dele também é nossa responsabilidade, de que todos são chamados a anunciar o evangelho, portanto é nossa obrigação fazer com que Cristo seja conhecido e amado por todos.
Encerrando o momento de partilha foi realizado a dinâmica da colcha de retalhos, onde cada missionário costurava seu pedaço de retalho ao pedaço do irmão, assim cada um fazia sua parte contribuía para ao fim a colcha ser costurada e montada como um todo. Visando a reflexão de que nossa igreja possui muitos fiéis, cada um a sua maneira, e a vivência do discipulado só acontece plenamente se estivermos interligados e unidos.
Na noite de sábado, foi realizado a celebração penitencial, em vista do tempo que a igreja vive. Tendo a presença do padre João Henrique e padre Alison atendendo as confissões. Após a celebração encerramos a noite com a exposição e benção do santíssimo sacramento. Durante o domingo foi trabalhado uma formação sobre o documento de aparecida, sendo vista a missão dos leigos na Igreja.

