O Conselho Missionário Regional (COMIRE) Noroeste realizou, entre os dias 19 a 21 de setembro, na sede da CNBB Noroeste, sua VIII Assembleia Formativa e Eletiva. O evento reuniu representantes das diversas expressões missionárias das dioceses que compõem o Regional e contou com a assessoria da Irmã Eliane Santana, da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
Com o tema “Evangelizadores com Espírito até os confins da terra” e o lema bíblico inspirado em Atos 1,8 — “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês e serão minhas testemunhas até os confins da terra” —, Irmã Eliane Santana conduziu a formação com o método Ver, Iluminar e Agir, aprofundando o Programa Missionário Nacional (PMN). Foram apresentados passos concretos do PMN para o Regional Noroeste, de acordo com a realidade de cada Diocese, fortalecendo a articulação e o planejamento missionário.
Durante a assembleia, foi realizada a eleição da nova comissão de articuladores do COMIRE para o triênio 2026–2028, garantindo a continuidade e renovação da missão no território amazônico.
A coordenação aproveitou o momento para se despedir com carinho de Aldemisia Magalhães, que esteve à frente do COMIRE Noroeste com dedicação, escuta e espírito missionário entre 2023 e 2025. Sua liderança, junto com a equipe, foi marcada por compromisso, ternura e coragem para levar o Evangelho.
Na sequência das atividades, entre os dias 22 a 27 de setembro, foram realizadas visitas e Rodas de Conversa Missionária nas Dioceses de Rio Branco, Ji-Paraná e Porto Velho. As atividades foram conduzidas pela Irmã Eliane Santana, Pe. João Batista e representantes do Conselho Missionário local, com o objetivo de refletir sobre os Conselhos Missionários nas paróquias, sua importância e os caminhos para implantação a partir das bases, para direcionar a missão de forma sinodal e em saída.
Os encontros foram marcados por espiritualidade, formação e decisões concretas para o futuro da missão.
Por Aldemisia Magalhães, Comire Noroeste