A Diocese de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste do Estado de Minas Gerais, realizou duas Ações Missionárias, uma com seminaristas e outra com lideranças leigas das paróquias da Diocese. As duas ações aconteceram simultaneamente, na Paróquia de São José, município de Caraí.
A abertura da Ação Missionária aconteceu no dia 15, com a Missa de Acolhida de religiosos e seminaristas de várias dioceses do Estado de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná.
Os dois primeiros dias foram dedicados à formação. A Sônia Gomes, cristã leiga que participou das duas sessões do Sínodo, no Vaticano, tratou do tema principal: “Comunhão e Participação – a Sinodalidade da Igreja à luz do Sínodo”, tendo a profecia de Isaías como lema: “Alarga o espaço de sua tenda” (Is 54,2).
No domingo de manhã foi celebrada a Missa de envio dos seminaristas que partiram para as 32 comunidades rurais do município. Os seminaristas permaneceram visitando as famílias e celebrando com as comunidades até à manhã de sábado, quando retornaram à cidade para começar a avaliação dos trabalhos.
Na quinta-feira, dia 22, chegaram a Caraí cristãos leigos e leigas das diversas paróquias da Diocese para se juntarem aos religiosos e seminaristas nesta grande Ação Missionária. Após a Celebração de Envio, os missionários começaram a visitação das famílias na cidade de Caraí.
Celebrações importantes marcaram a Ação Missionária, além das celebrações nas comunidades rurais. A primeira foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, na noite do dia 22. Outra foi a Celebração da Misericórdia de Deus, com o atendimento de confissões na tarde e noite da sexta-feira. Na tarde do sábado, foi feita uma peregrinação no Alto de São José, onde se encontra a estátua do padroeiro da cidade. Lá, foi celebrada a Santa Missa. Na manhã de domingo, foi celebrada a Missa de Conclusão da Ação Missionária, no Poliesportivo da cidade, após uma caminhada que saiu da Igreja Matriz, contando com os missionários e missionárias e representantes das comunidades rurais e urbanas do município.
Na sua homilia, Dom Geraldo enfatizou que a Luz enviada por Deus aquece os nossos corações e ilumina os caminhos dos que se encontram nas trevas. Essa luz é Jesus que nos chama à missão, com o desafio de gerar unidade no povo de Deus. Todos são chamados a alargar a tenda de seus corações e de suas comunidades para confirmar a Diocese de Araçuaí como Igreja missionária.

