Aconteceu neste final de semana, de 30 de junho a 02 de julho, no CTL de Acupe (Santo Amaro), na Diocese de Cruz das Almas – Bahia, o primeiro Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM). O encontro foi promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), com a assessoria da vice coordenadora estadual da Obra, Sheiliane Silva, da Arquidiocese de São Salvador e teve por objetivo formar Assessores para a implantação da IAM na Diocese.
Cerca de dez paróquias de oito cidades participaram do encontro enviando representantes que irão propagar e implantar a Obra em suas comunidades. Os assuntos abordados contemplaram a História e Carisma da Obra, os passos para a implantação, o perfil do assessor, espiritualidade missionária, entre outros, conforme orienta as diretrizes.
Além dos momentos de conhecimento e do aprofundamento sobre a Obra, foram vivenciados momentos de animação, descontração, dinâmicas, silêncio, partilhas. O coordenador do COMIDI, Pe. Dicarlos Monteiro, animou e acompanhou todo o processo de implantação da Obra.
Para enriquecer o encontro foram realizadas a cada dia a Celebração Eucarística, sendo uma das celebrações presidida pelo Bispo diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto, o primeiro animador da Obra.
Neste encontro, o Bispo enfatizou a importância da IAM na evangelização e expressou confiança na resposta positiva ao seu apelo pelos participantes, para fazerem acontecer a missão Ad Gentes, por meio das crianças e Adolescentes. “Deus tem pressa”, disse Dom Antônio.
Ao término do encontro foi articulada a escolha da coordenação diocesana para a IAM, sendo cotados os participantes Bruna Magalhães e Mário Nascimento, jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Sapeaçu, indicados para assumirem a coordenação diocesana, os quais deram o seu Sim e prontamente foram aceitos por todos os participantes.
O encontro foi bem frutífero, animado e participativo pois todas as Paróquias saíram comprometidas a responder a esse apelo do Senhor: crianças e adolescentes protagonistas na missão. De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos.