Atendendo à convocação do Papa Francisco de ser uma Igreja em Saída e realizar o Mês Missionário Extraordinário, as paróquias da diocese de Duque de Caxias participaram neste domingo, 29 de setembro, da Missa de Abertura do Mês Missionário Extraordinário.
Celebrada por dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo diocesano, a santa missa aconteceu na igreja matriz da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus no Parque Lafaiete em Duque de Caxias. Principal símbolo do Mês dedicado as santas missões, a Cruz Missionária foi entronizada por Sr. Dionésio da Pastoral Operária.
Em sua homilia, dom Tarcisio recordou que o Mês Missionário Extraordinário é aberto pela Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro e que em nossa diocese teremos a Romaria do Pilar e em Roma o Sínodo para a Pan-Amazônia. “Que ninguém fique fechado em si mesmo”, disse o bispo recordando as palavras do Papa Francisco.
Ao final da celebração as paróquias, colégios e organismos da diocese receberam uma vela e a bandeira do Mês Missionário. E a Cruz Missionária foi conduzida à paróquia Nossa Senhora do Pilar para continuar sua peregrinação pelas comunidades de Duque de Caxias e São João de Meriti.
Após passar pelas etapas paroquial e regional, chegou ao fim o Festival da Canção do Dizimista que elegeu o hino oficial do dizimista da diocese de Duque de Caxias. E a canção eleita foi Dizimista Missionário da Quase Paróquia Sagrada Família. A canção será apresentada e premiada na 36ª Romaria do Pilar no próximo dia 12 de outubro. Em breve as paróquias receberão a letra e a partitura do hino que será adotado por todas as paróquias de nossa Igreja Particular.