Diocese de Nazaré no Pernambuco promove Experiência Missionária Diocesana

“Se vocês tiverem amor uns com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos” (Jo 13, 25). Com esta inspiração bíblica a diocese de Nazaré no Pernambuco realizou a sua IV Experiência Missionária Diocesana.

A missão reuniu nos dias 08 a 16 de julho, na paróquia de São José em Feira Nova, cerca de 180 pessoas, entre eles seminaristas do propedêutico, filosofia e teologia, do Seminário Diocesano de Nazaré, padres, leigos e leigas, religiosos e religiosas. Participaram também, o coordenador e a secretária do Conselho Missionário Regional (Comire), o padre Edvaldo Alexandre de Brito e Josiane Costa, e dois jovens da Juventude Missionária (JM) do Rio Grande do Norte.

bf537f9c-2ee4-4a9f-80cd-9497ca2618b1

“Como discípulos missionários de Jesus percorremos todas as comunidades da paróquia, encontrando as pessoas. As visita e celebrações representaram para a paróquia de São José um despertar à missão que não acontece apenas em tempos especiais, mas que é convidada a viver com entusiasmo a ação evangelizadora em estado permanente de missão”, explica o padre Edvaldo de Brito. “A Experiência Missionária aconteceu com missionários (as) de toda a diocese, num grande mutirão de evangelização com carismas e espiritualidades diferentes, todos com a mesma finalidade de vivenciar a fé e testemunhar o amor de Deus”, disse o coordenador do Comire.

Para o seminarista Tony do 3º Ano de Teologia, a missão foi “importante para a vida da paróquia, pela convivência e espiritualidade do crucificado: ‘Tenho Sede’ (Jo 19, 28). Que tenhamos sede de Jesus para poder anunciá-lo na vivência do amor (Jo 13, 34-35). Por esse vínculo seremos reconhecidos como seus discípulos”, relata o seminarista. Nesse sentido, “a missão foi uma grande experiência de Deus que vai ao encontro das pessoas e desperta para permanecer em Cristo naIMG-20170710-WA0055 sua vida de fé”.

Para o leigo José Bossuet, de Ferreiros (PE), a missão “foi a confirmação da vocação crismal. O sacramento do Crisma que confirma a fé em Cristo e desperta para a missão. Saio da missão com fé renovada e na convicção de que fui guiado pelo Espírito Santo para ser instrumento de Deus na vida das pessoas.”

A coordenadora estadual da Juventude Missionária do Rio Grande do Norte, Josiane Costa, afirma que a missão “foi um momento rico de unidade na diversidade, partilha de conhecimentos e vivências próprio de cada carisma, visto que as equipes missionárias eram compostas por um representante de cada cidade, integrantes de diversos grupos, serviços e pastorais, cada missionário colaborando com os seus dons”.

A missão foi encerrada na manhã do domingo com a missa na matriz São José presidida pelo padre Edvaldo de Brito, seguida do reenvio dos missionários e missionárias para suas paróquias de origem.

Com informações do Comire Nordeste 2

Outras notícias