A cidade de Nova Venécia acolheu, nos dias 19 e 20 de julho, o 1º Festival Missionário da Diocese de São Mateus. O festival foi pensado e organizado pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e aconteceu nas três paróquias existentes na cidade: São Marcos, Santa Luzia e Santa Rita.
Mais de 100 missionários participaram da iniciativa, que marcou a vida das comunidades de Nova Venécia, levando esperança e alegria. Com o objetivo de fortalecer a prioridade diocesana “missão”, a programação contou com momentos de visitas às famílias da cidade e uma noite cultural.
No domingo, os missionários vivenciaram um momento de celebração no Centro Comunitário São Marcos, pelos 20 anos da Juventude Missionária (JM) no Brasil e pelos 30 anos de presença da Infância e Adolescência Missionária (IAM) em nossa diocese de São Mateus — datas marcantes para a caminhada de fé, evangelização e compromisso desses grupos. Todas as paróquias são convidadas a conhecer mais de perto o trabalho e a missão dos grupos e a caminhar para uma efetiva implantação, com o objetivo de que a missão aconteça também pelas mãos das crianças, adolescentes e jovens.
Ainda no domingo pela manhã, todos participaram da Missa realizada por ocasião do ano jubilar “Peregrinos de Esperança”, presidida pelo pároco da Paróquia São Marcos, Pe. Enizael Souza. O Festival Missionário contou com a presença alegre e sábia das irmãs religiosas, que contribuíram nos momentos de formação e missão, e dos párocos, que acolheram a todos de forma calorosa. A iniciativa reforça o compromisso de levar a mensagem do Evangelho a todos os cantos, incansavelmente.
Rezemos pela missão em nossa Igreja. Que Maria, Mãe da Igreja e nossa, continue a interceder por nós e nos ajude sempre a ir ao encontro dos irmãos e irmãs com disposição e alegria.

