Diocese de Serrinha (BA) realiza semana missionária diocesana

A Diocese de Serrinha (BA), com a cooperação do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, realizou a Semana Missionária Diocesana de 1º a 6 de julho, na Paróquia Santa Luzia, em Santaluz – Bahia. Neste ano jubilar, o tema escolhido foi: “Missionários de Esperança”. O lema inspirador foi: “Eu também vos envio” (João 20,21).

Este ano, a Semana Missionária teve um olhar especial, pois, no próximo dia 18 de dezembro, celebraremos os 20 anos de instalação canônica da diocese de Serrinha. São anos de dádivas, construção de caminhos e escrita de tantos capítulos no coração do povo de Deus desta amada diocese. Além disso, vivemos o ano Jubilar, caminhando cheios de esperança.

A semana teve início no dia 1º de julho, com a acolhida e envio de 150 missionários, incluindo nosso bispo diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos, padres, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e leigos.

Durante os dias de missão, os missionários estiveram presentes, além das visitas e bênçãos às famílias, em diversos locais como: Hospital Municipal de Santaluz; Capelas; Comércios, Praças, Escolas e nas Comunidades da Zona Rural.

Em todas as noites, a começar do dia 2 de julho, foram realizadas as catequeses sobre as três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. No primeiro dia, o tema foi: “Fé, a Lâmpada no Coração do Cristão”; No segundo dia, “Esperança, A Âncora da Alma”; No terceiro dia, “Caridade, O Amor que Transforma”.

Após as catequeses, celebramos a Eucaristia em todas as comunidades e na Igreja Matriz de Santa Luzia. Em uma dessas celebrações, Dom Hélio nos exortou: “Jesus nos chama de várias formas. É preciso aproveitar este tempo de graças! Para as coisas de Deus, é sempre bom dizer sim!” Ele enfatizou também: “Finda-se a Semana Missionária, continua a missão”.

Na véspera do encerramento, realizamos encontros específicos com a comunidade, focando os desafios e sujeitos da missão que assumimos na assembleia diocesana de pastoral: jovens, doentes e vulneráveis.

A Semana Missionária foi um tempo de graça e renovação, especialmente para a paróquia que nos acolheu e para as muitas famílias que abriram suas casas para nos receber. Concluímos no dia 6 de julho com uma grande caminhada missionária que foi animada por cantos, alegria e, principalmente, testemunho de fé, tendo como momento principal a solene celebração eucarística presidida por Dom Hélio Pereira dos Santos.

Texto e registros fotográficos: Gabriel Mota Abreu

 

Outras notícias