Tirar as crianças e adolescentes das festas de carnaval e favorecer um encontro mais saudável e seguro. Este foi o principal objetivo do 1º Retiro da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Forania Sagrado Coração de Jesus, na diocese de Tocantinópolis (TO).
O retiro da “IAM em Ação” aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro na paroquia São Paulo Apóstolo em Araguaína. Foram dias de muita animação que iniciou com a acolhida dos missionários e missa presidida pelo padre Walison, vigário da paróquia São Paulo Apóstolo. “O céu é de vocês crianças, não existe pessoas mais importantes que vocês”, disse o padre em uma de suas intervenções.
“Preparamos com muito carinho as atividades de interação dos participantes como oficinas pela manhã e à tarde apresentações dos resultados. Tivemos também o Terço Missionário com intenções pelo mundo inteiro, pelas crianças e adolescentes que a inda não conhecem Jesus”, explicou Mauricio Martins, coordenador diocesano da IAM.
A programação incluiu gincana, partilhas, noite cultural com apresentações dos grupos e músicas bem animadas da Igreja e momento de espiritualidade com reflexões sobre como ser sal da terra e luz neste mundo.
Após algumas instruções de como evangelizar, no domingo, os participantes fizeram visitas às famílias colocando em prática o seu ardor missionário. As visitas encerraram com uma missa na comunidade local.
Houve confissões com o padre Antônio (Toninho) e a visita do vigário da Forania, o padre Genival que deixou uma mensagem de esperança e apoio para as crianças e adolescentes. “Precisamos trabalhar com a IAM em nossas paróquias inclusive na São José Operário”, afirmou o vigário.
Um dos pais que participou do encontro disse estar muito feliz pela presença de seu filho. “É a primeira vez que estou participando de um retiro da IAM e estou amando, queria que fosse mais dias”, disse uma das crianças.
Participaram 85 pessoas entre, crianças, adolescentes e adultos, das paróquias Sagrado Coração de Jesus, São Vicente de Paulo, São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Babaçulândia.
Com informações da IAM de Tocantinópolis (TO).