Na manhã da última sexta, 16 de agosto, a diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Ir. Regina da Costa Pedro, MdI, realizou a entrega do Relatório Anual das POM Brasil ao secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, e a Assessora do Setor Missão, Ir. Valmí Bohn, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O relatório apresenta as atividades realizadas durante o ano de 2023.
Ir. Regina esteve acompanhada do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Rafael Lopez Villasenor. Na sede da CNBB também esteve presente neste encontro o subsecretário adjunto de Pastoral, Pe. Jânison de Sá Santos.

Preparado anualmente com o objetivo de ser enviado à Santa Sé, a quem a instituição está subordinada, o relatório também é entregue a entidades parceiras como a Nunciatura Apostólica e o Centro Cultural Missionário. “Cada uma das Pontifícias Obras apresenta sempre para Roma o relatório do trabalho anual, das pontifícias obras em geral e depois detalhando cada uma das atividades. Esse é um relatório das atividades e ele é acompanhado também de um relatório financeiro. Então, serve também como uma prestação de contas das atividades e das finanças”, explicou irmã Regina.
Obras do Papa
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados ao Dicastério para a Evangelização, que é presidido pelo Papa Francisco. As POM existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Sua identidade pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as Obras para todos os povos; e pontifícias, ou seja, são Obras do Papa para toda a Igreja.
Constituem uma rede universal, em 130 países, a apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares. Realizam isso mediante a oração, que é a alma da missão, e o auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária além fronteiras.
São as quatro Obras Missionárias: a Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, a Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo e a Pontifícia União Missionária. Seu objetivo é “promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” (Cooperatio Missionalis, 5).
Colaboração: Luiz Lopes Jr, ASCOM CNBB

