No último final de semana (9, 10 e 11 de março), a nova equipe executiva dos Comises do Regional Nordeste 1, eleita para o triênio 2018-2020, reuniu-se para o seu primeiro encontro de planejamento das atividades missionárias nas casas de formação dos futuros sacerdotes da Igreja do Ceará.
O evento aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na cidade de Quixadá, e contou com a participação de 8 das 9 dioceses que compõem este Regional. A nova equipe eleita em assembleia regional, no final do ano passado, é composta por Durval Filho, Quixadá (coordenador), Roberto Guilhermino, Fortaleza (vice-coordenador), Cícero Cladson, Crato (tesoureiro), Luís Erdegildo, Itapipoca (secretário), José Alan, Limoeiro do Norte (assessor de comunicação), Mateus Pereira, Tianguá (conselheiro de pastoral), Jorge Luiz, Crateús (suplente de secretário), Janelson Cartaxo, Iguatu (conselheiro de pastoral).
Como parte da programação do encontro, os seminaristas vivenciaram a celebração penitencial e adoração na Sé Catedral de Quixadá, na noite da sexta (9). Os trabalhos do sábado (10) foram iniciados a partir da leitura socializada do texto “Jesus, formador missionário dos seus discípulos e os desafios de formar presbíteros hoje”, de Dom Pedro Brito, seguido de partilha das experiências exitosas e dificuldades surgidas na atuação dos Comises nas realidades das dioceses e do regional.
Com base no Plano Nacional dos Comises, foram sublinhadas algumas propostas de planejamento para a efetuação das atividades missionária nas casas de formação, ao longo dos próximos anos. Na ocasião foram discutidos alguns assuntos internos concernentes a realização dos trabalhos enquanto equipe executiva, e a participação dos seminaristas cearenses no 10º Formise Nacional que acontecerá em São Luiz do Maranhão, no mês de julho.
Encerrando a programação do dia, os participantes conheceram alguns locais turísticos e históricos da cidade: o açude do cedro e a pedra da galinha choca, e o santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. O encontro seguiu até a manhã do domingo (11), com o estudo das diretrizes para a organização dos Comises no referido regional, encerrando-se com alguns encaminhamentos finais.
Foram três dias de convivência, formação e espiritualidade missionária de muito proveito para a caminhada formativa daqueles que, chamados por Deus para uma grande Missão, desejam ser no hoje de suas realidades, presença atuante e alegre de uma Igreja da saída e do encontro, que em sua ação evangelizadora enriquece e é enriquecida.