Encontro da IAM e da JM na Diocese de Porto Nacional (TO)

Aconteceu nos dias 06 e 07 de maio, na Paróquia São João Batista de Figueirópolis, Diocese de Porto Nacional, no estado do Tocantins, o primeiro intercâmbio missionário deste ano, com a Infância, Adolescência e Juventude Missionária. Esses intercâmbios sempre foram uma prática comum, porém, desde a pandemia não havia tido mais encontros como tal. Essa retomada surge como uma forma de animar as atividades das Obras missionárias na Diocese de Porto Nacional, depois do impacto do contexto da pandemia.

O intercâmbio contou com a presença das crianças, adolescentes e jovens das cidades de Gurupi, Conceição do Tocantins, Alvorada e Porto nacional, Paróquias da Diocese de Porto Nacional, com a Paróquia de Araguaçu Diocese de Cristalândia e representação da Arquidiocese de Palmas. Contou também com a presença dos seminaristas da Diocese de Porto Nacional. Sem esquecer da presença do bispo Diocesano na abertura e na celebração eucarística. Estiveram presentes o padre Kelton- Pároco de Figueirópolis, Pe. Rafael de Conceição do Tocantins, Pe. Eldinei Pároco da Catedral de Porto Nacional e Ulaine, assessora e animadora das Obras Missionárias na Diocese.

A experiência contou ainda com a presença da Secretária Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Ir. Antônia Vânia e do Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), Pe. Genilson Sousa. Eles marcaram a presença através das oficinas sobre as obras e a importância na vida das crianças, dos adolescentes e dos jovens na comunidade eclesial e a no mundo inteiro. Na Oficina da IAM, esteve presente também a coordenadora do COMIRE N3 da CNBB, a senhora Luzia Vieira, da Arquidiocese de Palmas.

As crianças, os adolescentes, jovens e seminaristas tiveram a oportunidade de visitar algumas famílias da cidade, a qual culminou com a oração do terço missionário em caminhada pelas ruas da cidade e a noite cultural. No último dia, o Pe. Genilson Sousa presidiu a missa com os participantes na comunidade Nossa Senhora Aparecida, logo após a missa houve uma pequena retrospectiva de como começou a JM no Regional Centro-Oeste/Norte III, tiveram alguns testemunhos de pessoas que já fizeram parte dessas Obras, em seguida foi decidido que a equipe de Figueirópolis iria até as Paróquias para animarem os grupos com novos intercâmbios. Esse trabalho será feito até o final do ano.

“O intercâmbio é uma experiência missionária diocesana junto as Obras é um sinal de que vivemos o mesmo carisma e fazemos parte das Pontifícias Obras Missionárias e temos a missão de estar e promover nas Igrejas locais através dos jovens, crianças, adolescentes, famílias e todo o povo de Deus a consciência e a vivência de uma Igreja toda Missionária”, inquieta e em saída. A assessora da JM, Ulaine Queiroz, destaca que esse intercâmbio é um novo sopro para animar os grupos da Infância, Adolescência e Juventude Missionária na Diocese e também implantar novos grupos nas Paróquias para que essas Obras seja sempre sinal de luz nessa igreja particular. “Para mim foi um momento onde pude voltar a acreditar que conseguiremos reanimar a Infância, Adolescência e Juventude Missionária na nossa Diocese e também em nosso Regional.”

Outras notícias