Formação em Missiologia fortalece lideranças na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT)

No último final de semana, 20 e 21 de setembro, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) realizou o décimo sexto módulo do Curso de Extensão em Teologia Pastoral, voltado à formação de lideranças, leigos e agentes de pastoral. O curso tem como objetivo oferecer uma base teológica e pastoral sólida, fortalecendo o compromisso missionário nas comunidades.

O tema deste módulo foi a Missiologia, e contou com a presença da Ir. Regina da Costa Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil. A assessoria abordou a missão como essência da própria Igreja: ela existe para evangelizar e ser sinal do Reino de Deus no mundo.

Foi destacado que a missão é universal e pertence a todos os batizados. Não se trata apenas de “ir para longe”, mas de viver a fé com atitude missionária onde estamos — com abertura ao outro, escuta, solidariedade e compromisso com os mais pobres e com o anúncio do Evangelho.

Apresentou-se também, de maneira especial, as Pontifícias Obras Missionárias, que possuem papel fundamental na animação missionária das comunidades, incentivando a oração, a formação e o apoio concreto aos missionários e missionárias espalhados pelo mundo. Como afirma o Papa Francisco, “a Igreja é missionária por natureza” (Evangelii Gaudium, 20), ou seja, ela existe para evangelizar, para sair de si e ir ao encontro do outro, uma Igreja em saída, que vai ao encontro das periferias humanas e existenciais, com coragem e alegria.

Esse momento de formação renovou nos participantes o ardor missionário e a consciência de que a missão não é tarefa de alguns, mas de toda a Igreja trazendo a reflexão que ser missionário é ter um coração aberto ao mundo, assim como o do Bom Samaritano.

Por Ângelo Miguel Martins

Outras notícias