As Pontifícias Obras Missionárias, compreendendo a importância da formação permanente dos missionários(as) que atuam diretamente e indiretamente junto às Obras, a fim de propiciar uma consciência mais viva da sua natureza missionária, vem, através da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), realizar uma Formação Missionária com o tema “Atos dos Apóstolos e a missionariedade”. A formação acontece nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto, através dos canais de comunicações das POM Brasil. O assessor será Pe. Antonio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária.
A formação permanente está intrínseca à missão e ao nosso ser missionário, seu caráter permanente nos faz entender a necessidade de sempre estar em busca do conhecimento no campo que atuamos quanto missionários. Portanto, essa formação tem como objetivo, aprofundar o conhecimento sobre a missão, na perspectiva de uma Igreja em saída, itinerante. Visa também, refletir e despertar uma maior consciência da nossa natureza missionária em vista de uma missão encarnada, vivida de forma concreta e ad gentes, fundamentada na Palavra de Deus e no carisma, que nos identifica como obra missionária, a oração, o sacrifício e a solidariedade, bem como o nosso testemunho diário de discípulos-missionários, que nos leva a tornar Jesus Cristo conhecido e amado.
A escolha da temática do livro dos Atos dos Apóstolos veio de uma reflexão acerca da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, em que nos aponta a comunidade dos primeiros cristãos como modelo de missionários, que mesmo diante das dificuldades não desanimam, mas assumem novas estratégias para continuar o anúncio.
Diz o Papa Francisco: “os primeiros cristãos começaram a sua vida de fé num ambiente hostil e árduo. Histórias de marginalização e prisão entrelaçavam-se com resistências internas e externas, que pareciam contradizer e até negar o que tinham visto e ouvido; mas isso, em vez de ser uma dificuldade ou um obstáculo que poderia levá-los a retrair-se ou fechar-se em si mesmos, impeliu-os a transformar cada incômodo, contrariedade e dificuldade em oportunidade para a missão”.
Mesmo diante da situação atual da pandemia da Covid-19, vemos o crescimento das comunidades cristãs, mesmo abaladas e fragilizadas, dia após dia procurando ser “um só coração e uma só alma”, superando os limites internos, como aqueles que mais necessitam. essas práticas externas que ecoam com muita força, no cerne da interioridade humana, iluminam a alma com a Luz de Jesus.
Aproveitemos esta oportunidade, para ressignificar o nosso Ser missionário, comprometidos com a missão de Cristo e confiantes de que, a missão é de Deus e nós somos apensas seus colaboradores, conforme nos diz o nosso Programa de Vida: “nunca desanimar diante das dificuldades”.
De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!