Em consonância com o tema do Mês Missionário Extraordinário (MME) “Batizado e enviado: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8) e dando continuidade às propostas assumidas pelo Regional Oeste I no 4º Congresso Missionário Regional, que aconteceu em setembro de 2018 na Diocese de Navirai, o COMIRE do Regional Oeste 1, realizou um encontro de formação, nos dias 15 e 16 de junho, com Pe. Antônio Niemiec – CSsR, assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, com o tema “Identidade e missão do COMIDI e dos COMIPAs”, encontro este que contou com a representatividade de quatro dioceses do regional: Dourados, Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas.
Durante o encontro, Pe Antonio dinamizou o tema a partir da reflexão de uma Igreja em estado permanente de missão, onde todos os batizados são enviados ao trabalho de evangelização, de ir ao encontro dos mais necessitados. Um chamado a assumirmos de fato a missão como a principal e a mais sagrada atividade da Igreja, através da qual Deus é plenamente glorificado. Neste contexto os Conselhos Missionários tem um papel importante: auxiliar na maturidade dos cristãos na Fé para que através da cooperação missionária (oração, sacrifício, vivencias e ações missionárias) todos participem da missão no mundo.
Considerando que toda a Igreja é missionária, por sua natureza (RMi 62), o COMIDI e os COMIPAS tornam-se instrumentos para promover a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e organismos na diocese, motivar a própria Igreja local a sair continuamente de suas fronteiras e a cooperar com a missão ad gentes, levando todos a atingirem a meta proposta por Jesus Cristo, a implantação do Reino de Deus (Mt 16,15).
Pe Antonio ainda partilhou sobre a dinâmica da construção e aprovação do Programa Missionário Nacional (PMN), e sua contemplação nas Diretrizes Gerias da Ação Evangelizadora (2019-2023) e o Mês Missionário Extraordinário (MME) proposto pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.