No próximo dia 9, Domingo de Ramos, a Igreja Católica do Brasil organiza em todo país a Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade (CF), que este ano propõe o aprofundamento e ações concretas em torno do tema do meio ambiente, com um destaque para os biomas brasileiros. Bispos, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores desta coleta.
Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, a conversão – movimento proposto para o período da Quaresma – exige passos concretos. A Coleta Nacional de Solidariedade, destaca o religioso, permite que os católicos ajudem os pobres e colaborem na continuidade do cuidado com a obra da criação.
A cada ano, com o recurso arrecado, a CNBB apoia pequenos projetos em todo país relacionados à temática proposta pela CF. Em 2017 serão apoiados pequenos projetos que tem como foco o tema do meio ambiente e a sustentabilidade. Em 2016, foi arrecado para o Fundo Nacional R$ 5.879.109,88. De 2012 a 2015, 1067 projetos de desenvolvimento local e solidariedade foram apoiados em todo o país pela CNBB.
Fundo de Solidariedade
O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, com ou sem envelope, deve ser encaminhado à respectiva diocese. Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a diocese deve enviar 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte (60%) permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).
As doações para o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, podem ser efetuados na conta indicada abaixo, ao longo de todo o ano. O depósito dos 40% da Coleta da Solidariedade para o Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB deve ser feito na seguinte conta: Banco Bradesco, Agência 0484-7 – Conta Corrente 4188-2 – CNBB. O comprovante do depósito precisa ser enviado por: e-mail – [email protected] ou por correspondência para o endereço: SE/Sul Quadra 801 Conjunto B, CEP: 70.200-014 – Brasília – DF. Contato pelo telefone – (61) 2103-8309 (falar no financeiro).