Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1 realizada a 5ª edição encontro de estadual

Dos dias 11 a 13 de julho, a Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1, que abrange todo o estado de São Paulo, realizou o 5° Encontro da IAM no regional – ERIAM – Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária, sendo sediado está edição na diocese de Franca, ocorrendo o encontro nessa própria cidade, que é sede da Diocese. Estiveram presentes representantes de 04 arquidioceses e 10 dioceses do estado, totalizando 154 participantes entre crianças, adolescentes e assessores.
Esse encontro teve por objetivo reunir os grupos de IAM de todo o estado de São Paulo para momentos de partilha, oração e animação missionária. O encontro deste ano teve como tema: Crianças e adolescentes missionários da Esperança, em sintonia com a 13° jornada Nacional da IAM deste ano.
Foram dias muito ricos de vivências, partilha e espiritualidade, onde propomos que o encontro seguisse a metodologia que desenvolvemos na IAM: conhecer, discernir, agir e celebrar, ou seja, trabalhando as quatros áreas integradas com os participantes, reforçando a importância do nosso carisma e vivência da nossa metodologia, explica o coordenador estadual da IAM, Rodinei Célio de Andrade.
No domingo(13/07), ocorreu o momento de peregrinação da IAM, do local do encontro até a paróquia São Judas Tadeu, onde as crianças, adolescentes e assessores participaram da celebração Eucarística e renovaram seus compromissos missionários com a obra da IAM, sendo está celebração presidida por Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, que em sua homilia destacou o papel e a importância das crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária em suas comunidades. Ao final da missa todos os participantes foram enviados para as suas igrejas locais, afim de que com renovado ardor missionário, proclamem com a vida que são crianças e adolescentes missionários da Esperança.
Mariana Sarti (15 anos) membro da IAM na diocese de Jaú, testemunha que: “O ERIAM não foi só um encontro qualquer. Foi especial. A gente se reuniu com gente de várias dioceses, crianças, adolescentes e assessores, todo mundo ali com o mesmo propósito. A missão não começa só lá fora, começa dentro de nós. Durante o encontro, senti Jesus me chamando a olhar para Ele com esperança e levar Ele comigo pra onde eu for. A IAM me ensina que mesmo sendo pequenos, a gente pode fazer coisas grandes com amor, como Santa Teresinha”, conclui.
“Foi muito especial tudo. Cada momento do encontro que a gente teve, que foram divididos em três dias. Foi muito especial : às dinâmicas, os testemunhos, a nossa peregrinação que a gente teve para participar da missa, foi tudo muito especial. Aquele momento que agente tinha de partilhar as experiências uns com os outros foi tudo muito legal, e por ter sido a minha primeira vez, foi muito marcante e com certeza esse final de semana que a gente passou, vai ficar marcado para mim e vai sempre poder ser como uma gasolina para reacender a chama de missionária da esperança”, partilha Mariana Pereira Lopes, (13 anos) membro da IAM na arquidiocese de Campinas.
Ao final do encontro foi anunciado a Diocese sede do 6° ERIAM, sendo a diocese de Guarulhos, para o ano de 2028. A IAM de São Paulo manifesta seus agradecimentos à diocese de Franca pela organização e acolhida do encontro, na pessoa de Dom Paulo Roberto Beloto e Equipe Diocesana da IAM, que não mediram esforços para organizar desse encontro de foi maravilhoso.

Outras notícias