A Juventude Missionária (JM), atividade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), apresenta o material formativo da 8ª Jornada do Jovem Missionário (JJM). A jornada desse ano tem como tema “Ano Jubilar Missionário das POM: tempo de celebrar” e lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), escolhido pelo Papa Francisco na mensagem do Dia Mundial da Missões de 2022.
Seu objetivo geral é “fortalecer a atuação da JM no Brasil, por meio de projetos e atividades que considerem a formação integral, a articulação, o acompanhamento e animação missionária com as juventudes organizadas nas dioceses e paróquias”. Como objetivo específico, a JJM quer “fortalecer a formação integral da JM no Brasil através de um estilo de vida que reafirme a espiritualidade do seguimento de Jesus”.
Segundo Pe. Genilson Souza, secretário da POPF, a jornada é um importante momento na caminhada dos jovens no Brasil. “Nessa conclusão do Plano Trienal da JM, temos a ousadia de mergulhar na história da Obra da Propagação da Fé, em suas diversas iniciativas missionárias, e poder aprofundar o carisma das POM. Retomando as atividades, depois de muitos meses impossibilitados pela pandemia, reapresentaremos a dinâmica da JM para a juventude do Brasil”, destacou o secretário.
O jovem Andrey Luz, do estado do Pará, lembra da caminhada sinodal da JM com a mensagem do Papa Francisco para a Igreja. “A caminhada da Juventude Missionária do Brasil, vivenciada nas diversas realidades, se encontra por meio da Jornada do Jovem Missionário, é nela que a Unidade se faz presente nesses mais de 15 anos da JM. O percurso formativo proposto pela JJM é uma das formas de concretude de uma Igreja sinodal, tão aclamada pelo Papa Francisco, nos provocando a ser discípulos missionários que caminham juntos, assim como nos narra a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús”, finalizou Andrey.
Acesse o roteiro de formação da Jornada do Jovem Missionário 2022