Juventude Missionária do Maranhão reflete Ano Jubilar

Nos dias 04 a 06 de março a Juventude missionária do Maranhão esteve reunida na Paróquia/Catedral de Santa Teresinha, na Diocese de Bacabal, refletindo o tema “Ano jubilar: Juventude missionária e sinodalidade”.

Foi momento de rever a caminhada, avaliar os passos e planejar o futuro. Durante o encontro, reforçamos aos jovens a identidade da Juventude Missionária através da história, carisma, metodologia e perfil do jovem missionário, visando sempre as atualizações propostas pelo secretário nacional da Propagação da Fé.

Como metodologia, foram trabalhadas as quatro áreas integradas. Meditando a realidade das juventudes, com o tema proposto à luz do texto bíblico de Lc. 10:25-37 (a parábola do bom samaritano), os jovens fizeram uma atualização de forma dinâmica de como devem atuar dentro das diversas situações pontuadas e encontradas pelos mesmos.

Para o bom andamento e organização dos grupos da JM, também foi reforçada a atualização e fortalecimento das coordenações paroquiais e diocesanas, está em comunhão e garantir a participação nas atividades paroquiais. Um ponto de grande relevância é a indicação de orientadores espirituais, indicados pelos Bispos das Dioceses onde a Juventude missionária está presente.

A coordenadora estadual da IAM, Ana Maria Sousa, esteve presente no encontro, para vivenciar junto à JM este caminho de sinodalidade. “É importante esse caminho de parceria e companheirismo, se colocando a serviço, vivenciando seu carisma, sobretudo com o sentido de pertença às POM, sentido esse que os jovens jamais devem esquecer”. Enfatiza a coordenadora.

Como compromisso, ficou o repasse da formação aos grupos de base e o incentivo aos mesmos. Ressaltamos que o encontro foi um momento de preparação, na contagem regressiva para o primeiro congresso estadual da JM e IAM do Maranhão que acontecerá na cidade de Timbiras, Diocese de Coroatá, para celebrar o Ano Jubilar, bem como a beatificação da fundadora da Propagação da Fé, Paulina Jaricot, que acontecerá em 22 de maio de 2022.

Outras notícias