Juventude Missionária realiza ação missionária Sem Fronteiras em Recife

Entre os dias 4 e 13 de julho, a Arquidiocese de Olinda e Recife foi o cenário da VII Ação Missionária Nacional Sem Fronteiras. A ação missionária, que celebrou os 20 anos da Juventude Missionária (JM) no Brasil, reuniu cerca de 120 jovens e famílias de todas as cinco macrorregiões do país para uma intensa semana de fé, evangelização, serviço e intercâmbio cultural em seis paróquias locais.

A jornada começou oficialmente no dia 5 de julho, com a acolhida dos participantes na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A abertura contou com a presença de importantes lideranças da Igreja, como o pároco anfitrião, Padre Moisés; Dom Maurício Jardim, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB; e Irmã Regina da Costa, diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Também participaram os padres Edicarlos Alves, coordenador do COMIDI da Arquidiocese de Olinda e Recife, e Eltom Melo, coordenador do COMIRE NE2, além do Monsenhor José Albérico, coordenador da comissão arquidiocesana para a beatificação de Dom Hélder Câmara.

A programação incluiu formação sobre a realidade da Arquidiocese e aprofundamento sobre a Espiritualidade Missionária. O envio oficial dos missionários ocorreu no domingo, 6 de julho, durante a Santa Missa na histórica Catedral da Sé, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Para Dom Paulo Jackson, a presença dos jovens foi um sinal de renovação para a Igreja local. “Foi uma bênção enorme para mim enquanto arcebispo poder presidir a recepção desses jovens do país inteiro. De algum modo, a Arquidiocese se rejuvenesce, porque a força e a luz do Espírito Santo são o grande poder de rejuvenescimento, e a missão acontece na luz e na força do Espírito Santo.”

Missionários da Esperança
“Missionários da esperança entre os povos”. Foi com este tema, proposto pelo Papa Francisco para o Mês Missionário de 2025 em sintonia com o Jubileu da Esperança, que os jovens atuaram. Guiados também pelo lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), eles mergulharam na realidade local entre os dias 7 e 12 de julho.

A ação missionária aconteceu em seis paróquias: Nossa Senhora de Fátima, Santuário de Nossa Senhora da Conceição e Cristo Redentor, no Recife; e Santo Amaro, Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão dos Guararapes.

As atividades foram diversas e marcantes. Os jovens visitaram creches, famílias, idosos e enfermos, levando a imagem do Deus que é amor, misericórdia e a verdadeira Esperança que não decepciona.

A intensidade desses momentos é descrita pelo jovem Douglas Lomar, assessor da Juventude Missionária em Valença (RJ). “Entre tantos momentos intensos, destacamos com carinho as visitas à Casa de Acolhida Dom Hélder, um espaço assistido pela paróquia Santo Antônio dos Guararapes e dirigido pela Obra Lumen. Ali vivemos um verdadeiro trabalho de escuta, partilha e conversão interior. Outro momento profundamente marcante foi a preparação e a distribuição de alimentos às pessoas em situação de rua na noite de terça-feira. Nesta ação, nos sentimos verdadeiros peregrinos da esperança, levando não apenas comida, mas também presença e dignidade.”

Além disso, promoveram rodas de conversa com as juventudes locais, conheceram projetos sociais mantidos pelas paróquias e exploraram a rica história religiosa e turística da região. Como marco permanente da missão e da celebração dos 20 anos da JM, um ipê foi plantado em cada uma das paróquias acolhedoras.

Celebração, Gratidão e Olhar para o Futuro
No dia 12 de julho, houve um momento de partilha das experiências vividas. “A VII Sem Fronteiras foi uma ocasião para reafirmar que a Juventude Missionária é um dom de Deus para a Igreja e para a humanidade”, afirmou Padre Ivanildo Quaresma, missionário Xaveriano. Após atuar por oito anos na missão ad gentes na Espanha e no Marrocos, ele retornou ao Brasil em 2024 e participou da VII Sem Fronteiras. Segundo o padre, a experiência o fez regressar à sua missão em São Paulo com a aspiração de irradiar ainda mais a presença de Cristo no mundo.

O dia culminou com uma missa presidida por Dom Aldemiro Sena, bispo de Guarabira (PB) e referencial para a ação missionária no Regional NE2, e uma noite cultural que apresentou a riqueza de Pernambuco e do Nordeste aos participantes.

A celebração dos 20 anos da Juventude Missionária foi um fio condutor de todo o evento. Houve uma homenagem ao Padre Genilson Sousa e a acolhida da nova secretária da POPF, Irmã Rosângela Santos.

O encerramento da VII Sem Fronteiras aconteceu no domingo, 13 de julho, no Marco Zero, coração histórico do Recife, simbolizando o ponto de partida para que cada jovem continue sua missão em suas dioceses de origem.

Outras notícias