Nos dias 18 a 20 de agosto, aconteceu o encontro estadual da Juventude Missionária do Estado do Amapá, no seminário São José, diocese de Macapá. O encontro contou com a presença dos jovens das comunidades ribeirinhas, da cidade, das paróquias que tem a atividade.
Para este encontro, além da coordenação estadual, esteve presente para a formação o Pe. Genilson Sousa, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. O Secretário fez um balanço da realidade da JM no Brasil, ouviu a realidade local e tratou sobre as áreas integradas destacando a espiritualidade da JM. Sobre a espiritualidade foi um momento oportuno em que os participantes estudaram a mensagem do papa para o dia mundial das missões 2023.
O objetivo deste encontro teve como finalidade a presença do secretário junto a atividade no estado do Amapá e em motivar os jovens para que a atividade seja dinamizada e apresentada a outras paróquias, trabalhando junto a obra da Infância Missionária e ajudar a consciência missionária universal através do carisma das Obras. As obras estão a serviço das igrejas locais, de modo singular com a juventude missionária, nossas crianças e todos os missionários e missionárias que pelo batismo vivem o ardor de uma igreja que é por natureza missionária.
O padre Genilson teve a oportunidade de apresentar as atividades e as obras missionárias na Rádio São José, no programa caminhos da missão. Na sua visita a diocese de Macapá, teve a oportunidade de falar com o pastor local, dom Pedro, Bispo diocesano, onde lhe entregou os folders das atividades da obra da Propagação da Fé e do campanha missionária 2023 marcando os dias nas terras do Marabaixo.
No final do encontro com os jovens da JM, os participantes receberam algumas materiais para auxiliar nas atividades e na implantação de novos grupos como nos pedem o Programa Missionário Nacional – PMN na prioridade Animação Missionária.