Os bispos do Brasil estão reunidos em Aparecida do Norte, São Paulo, onde participam da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre os dias 1º a 10 de maio. Estão presentes os 309 bispos na ativa (com direito a voto), os 171 eméritos, os administradores apostólicos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Este ano, a Assembleia Geral tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023.
Nesta sexta, 3 de maio, o tema do Mês Missionário Extraordinário (MME) será discutido na plenária central. Dom Odelir José Magri, coordenador do Grupo de Trabalho que prepara o MME no Brasil terá espaço para falar sobre as reflexões feitas ao longo do ano e aprovadas pelo Conselho Permanente da CNBB em novembro de 2018. “O Mês Missionário Extraordinário quer despertar a consciência da missão ad gentes e retomar com um novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Faremos um momento de apresentação das dimensões do mês missionário, com sua programação nos níveis nacional, regional, diocesano e paroquial. A intenção é unir todas as forças, integrando atividades, despertando cada vez mais a identidade missionária da Igreja”, destacou Dom Odelir.
Na próxima segunda, 6 de maio, durante a missa no Santuário de Aparecida, será feita a entrega da cruz peregrina missionária, a bandeira com a logo do Mês Missionário Extraordinário e do guia missionário, instrumento de ajuda para todas as nossas Igrejas locais. Esses símbolos estão em comunhão com o envolvimento e participação de toda a Igreja do Brasil, em comunhão com o Papa Francisco, celebrando esse mês missionário.