Com o objetivo de incentivar os jovens a participarem do projeto de animação das Santas Missões Populares (SPM), as paróquias Santa Rita e Nossa Senhora de Nazaré em Planaltina (DF), promoveram um domingo de formação missionária. O encontro reuniu, no dia 20 de agosto, no Centro de Ensino Fundamental Condomínio Estância II em Planaltina, mais de 400 jovens.
O estudo versou sobre os Evangelhos de Lucas e Mateus e mostrou a importância do discipulado de Maria, que em sua juventude, buscou com humildade a sabedoria para a grande missão de ser a mãe do Messias. Mesmo estando grávida ela foi apressadamente ao encontro da prima Isabel, já idosa, para lhe servir. A reflexão enfatizou a importância da visitação, da saída, do encontro e do abraço.
Isso mostra o quanto é urgente a presença do jovem junto aos mais adultos, no anúncio do Reino de Deus. Suas opções, escolhas e preferências, devem ser as mesmas de Jesus de Nazaré, de estar junto aos pobres, marginalizados, excluídos, esquecidos e abandonados.
Os jovens presentes no encontro, receberam a visita de dom Egidio Bisol, bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, que trouxe palavras de entusiasmo e a alegria de ser missionário.
Outro tema abordado foi, sexo e sexualidade, apresentado pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF), dom Valdir Mamede, que bateu um papo descontraído com os jovens. O bispo esclareceu questões polêmicas, como homossexualidade, métodos contraceptivos e sexo antes do casamento. Diante tantas confusões e dúvidas que permeiam o universo da juventude, dom Valdir agradeceu o convite e pediu mais formação permanente para os jovens.
Os párocos e vigários das duas paróquias marcaram presença no encontro.
Isabele Cardia, coordenadora paroquial das Santas Missões Populares na Santa Rita de Cássia explica que essas paróquias estão com um audacioso projeto de evangelização e investindo na formação para todas as idades. “Para isso utilizam a metodologia das Santas Missões Populares. Reunir 400 jovens foi uma missão árdua, mas com grande êxito. Agora eles vão semear tudo o que aconteceu e isso é bonito. A juventude precisa ser cuidada, precisa ter voz e ter coragem de anunciar a Jesus, pois como disse papa Francisco: “nada melhor que um jovem, para evangelizar outro jovem’”, destacou a coordenadora.
.
“O retiro dos jovens foi maravilhoso! 400 jovens reunidos em vista das Santas Missões Populares é algo que traz muita esperança”, observou padre Geraldo Luiz Canever, assessor do setor juventude da paróquia Santa Rita de Cássia. “A igreja só será jovem se o jovem for igreja. Foi um dia de celebração da vida dos jovens. Os depoimentos foram muito ricos. Foi bom demais partilhar da alegria, da espiritualidade, dos cantos e de tudo o que aconteceu ontem. O Espírito Santo soprou sobre todos os jovens que voltaram para suas casas e comunidades com mais entusiasmo para serem discípulos missionários de Jesus Cristo”
Para o jovem missionário, Vinícius Souza de Oliveira, no encontro foi possível “refletir melhor o que é missão e conhecer melhor o projeto do Cristo Revolucionário, o qual nos chama para a lutar em favor dos pobres e oprimidos da sociedade, usando o amor como sua principal ferramenta. Também refletimos melhor sobre a importância da figura de Maria nas missões populares, uma jovem que é exemplo para todos, pois aceitou ser a mãe do nosso Salvador mesmo enfrentando tantas dificuldades e preconceitos na época, os quais perduram até os dias de hoje. Renovados os jovens voltam para casa com a vontade de fazer a diferença na sociedade”, complementou o jovem.
Colaborou, Renata Barreto, articuladora nacional das SMP