Paróquias de Planaltina (DF) investem nas Santas Missões Populares da Juventude

Com o objetivo de incentivar os jovens a participarem do projeto de animação das Santas Missões Populares (SPM), as paróquias Santa Rita e Nossa Senhora de Nazaré em Planaltina (DF), promoveram um domingo de formação missionária. O encontro reuniu, no dia 20 de agosto, no Centro de Ensino Fundamental Condomínio Estância II em Planaltina, mais de 400 jovens.

IMG_9393O estudo versou sobre os Evangelhos de Lucas e Mateus e mostrou a importância do discipulado de Maria, que em sua juventude, buscou com humildade a sabedoria para a grande missão de ser a mãe do Messias. Mesmo estando grávida ela foi apressadamente ao encontro da prima Isabel, já idosa, para lhe servir. A reflexão enfatizou a importância da visitação, da saída, do encontro e do abraço.

Isso mostra o quanto é urgente a presença do jovem junto aos mais adultos, no anúncio do Reino de Deus. Suas opções, escolhas e preferências, devem ser as mesmas de Jesus de Nazaré, de estar junto aos pobres, marginalizados, excluídos, esquecidos e abandonados.

Os jovens presentes no encontro, receberam a visita de dom Egidio Bisol, bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, que trouxe palavras de entusiasmo e a alegria de ser missionário.

Outro tema abordado foi, sexo e sexualidade, apresentado pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF), dom Valdir Mamede, que bateu um papo descontraído com os jovens. O bispo esclareceu questões polêmicas, como homossexualidade, métodos contraceptivos e sexo antes do casamento. Diante tantas confusões e dúvidas que permeiam o universo da juventude, dom Valdir agradeceu o convite e pediu mais formação permanente para os jovens.
Os párocos e vigários das duas paróquias marcaram presença no encontro.

IMG_9412Isabele Cardia, coordenadora paroquial das Santas Missões Populares na Santa Rita de Cássia explica que essas paróquias estão com um audacioso projeto de evangelização e investindo na formação para todas as idades. “Para isso utilizam a metodologia das Santas Missões Populares. Reunir 400 jovens foi uma missão árdua, mas com grande êxito. Agora eles vão semear tudo o que aconteceu e isso é bonito. A juventude precisa ser cuidada, precisa ter voz e ter coragem de anunciar a Jesus, pois como disse papa Francisco: “nada melhor que um jovem, para evangelizar outro jovem’”, destacou a coordenadora.
.
“O retiro dos jovens foi maravilhoso! 400 jovens reunidos em vista das Santas Missões Populares é algo que traz muita esperança”, observou padre Geraldo Luiz Canever, assessor do setor juventude da paróquia Santa Rita de Cássia. “A igreja só será jovem se o jovem for igreja. Foi um dia de celebração da vida dos jovens. Os depoimentos foram muito ricos. Foi bom demais partilhar da alegria, da espiritualidade, dos cantos e de tudo o que aconteceu ontem. O Espírito Santo soprou sobre todos os jovens que voltaram para suas casas e comunidades com mais entusiasmo para serem discípulos missionários de Jesus Cristo”

Para o jovem missionário, Vinícius Souza de Oliveira, no encontro foi possível “refletir melhor o que é missão e conhecer melhor o projeto do Cristo Revolucionário, o qual nos chama para a lutar em favor dos pobres e oprimidos da sociedade, usando o amor como sua principal ferramenta. Também refletimos melhor sobre a importância da figura de Maria nas missões populares, uma jovem que é exemplo para todos, pois aceitou ser a mãe do nosso Salvador mesmo enfrentando tantas dificuldades e preconceitos na época, os quais perduram até os dias de hoje. Renovados os jovens voltam para casa com a vontade de fazer a diferença na sociedade”, complementou o jovem.

Colaborou, Renata Barreto, articuladora nacional das SMP

Outras notícias