O 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE), realizado em Teresina (PI) entre os dias 21 e 26 de julho, conta com a presença especial do Padre Alessandro Brandi, membro das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e atuante na Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo (POSPA), em Roma.
Pe. Alessandro é natural da cidade Foggia mas é da Arquidiocese de Trani-Barletta-Bisceglie e Nazaré, no sul da Itália, onde ingressou no seminário arquidiocesano em 2005 e foi ordenado sacerdote em 2012. Após sua ordenação, foi designado vigário paroquial da Paróquia Santíssimo Crucifixo di Barletta. Lá, seu ardor missionário se fortaleceu, especialmente sob a influência do pároco, Pe. Rogério Caporusso, que realizou experiências missionárias no estado do Maranhão e incentivava a todos abraçar a vocação missionária.
Dois anos depois, Pe. Alessandro foi enviado a Roma para atuar como vice-reitor do Pontifício Colégio Urbano, instituição ligada ao Dicastério para a Evangelização, onde são formados seminaristas de diversas partes do mundo. Essa função foi desempenhada de 2014 a 2023, ano em que passou a integrar a equipe da POSPA nas POM, em Roma. Sua função na POSPA inclui a arrecadação de fundos para seminários em países da África e da América do Sul, o apoio financeiro aos formadores — por meio do envio de intenções de Missas — e a promoção de formações, ao lado do Pe. Guy Bognon, Secretário-Geral da POSPA.
Convidados pela Irmã Regina, diretora das POM no Brasil, Pe. Alessandro e Pe. Guy foram chamados a participar do COMINSE como forma de estreitar os laços com os seminaristas brasileiros e incentivá-los na caminhada missionária. No entanto, devido a um imprevisto familiar, apenas Pe. Alessandro pôde comparecer.
Na quarta-feira, terceiro dia do congresso, ele conduziu uma conferência com o tema “A intervenção da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo”. Durante a palestra, apresentou a história e a missão da POSPA, destacou o protagonismo dos seminaristas que, com entusiasmo, respondem ao chamado de Deus, e reforçou a importância de cultivar um autêntico espírito missionário, inspirado pelo Espírito Santo, em comunhão com Cristo e livre de interesses pessoais.
A participação de Pe. Alessandro no COMINSE reforça os vínculos entre as POM e o COMISE, além de incentivar uma formação missionária integral para os futuros presbíteros do país.

