POM participam de Seminário Nacional de Campanhas da CNBB

Brasília sediou o Seminário Nacional de Campanhas, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reuniu mais de 100 participantes de 18 regionais diferentes. O evento ocorreu de 25 a 28 de setembro. Irmã Regina da Costa Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM), participou do encontro.

O seminário teve como objetivo avaliar a Campanha da Fraternidade de 2025 e aprofundar os estudos sobre o texto-base da Campanha da Fraternidade de 2026. O tema central da campanha, “Fraternidade e Moradia”, foi debatido sob a perspectiva de uma necessária “conversão”.

A moradia como direito e não mercadoria
A conversão abordada no seminário é um chamado a abandonar a visão da moradia como uma simples mercadoria e a reconhecê-la como um direito fundamental e a porta de entrada para a cidadania plena. Essa perspectiva se baseia em uma reflexão que vai desde o Antigo e Novo Testamento até os ensinamentos dos Padres da Igreja, que ressaltam a importância da casa como um lugar da família, da posteridade e de sobrevivência.

A Igreja, que, segundo o Novo Testamento, “nasceu nas casas” e não nas basílicas, é vista como um exemplo a seguir, uma vez que Deus quer que “o mundo seja a sua casa, mas quer que nós sejamos a sua casa”.

O evento discutiu problemas graves relacionados à moradia, como os despejos e a situação da população em situação de rua, que não tem acesso a esse direito básico. Foram apresentadas propostas e iniciativas para combater essas ameaças e “devolver às pessoas a possibilidade e a dignidade de uma moradia”.

A presença das Pontifícias Obras Missionárias no seminário foi considerada fundamental, pois o conceito de conversão é intrinsecamente ligado à missão, que exige uma saída de si mesmo e uma abertura ao próximo. Nesse sentido, a conversão quaresmal para o tema da moradia é também uma conversão missionária.

Ao final do encontro, foi redigida e anexada uma nota de repúdio contra as ameaças de despejos, destacando a importância de se agir em prol da garantia do direito à moradia para todos.

Confira a íntegra:
Carta Manifesto contra as Remoções de Despejos

Outras notícias