Nos dias 30 de maio a 1º de junho, lideranças das dioceses da Província Eclesiástica de Curitiba participaram do Encontro de Formação do Conselho Missionário Provincial (COMIPRO), no Centro de Espiritualidade Passionista, em Ponta Grossa (PR), com o tema “Missionários peregrinos de esperança: fortalecendo a espiritualidade missionária”, sob a coordenação do Pe. Marcondes Martins Barbosa, atual coordenador do COMIPRO, tendo como assessor o teólogo Diogo Pessoto.
Das seis dioceses da Província, estiveram presentes a Arquidiocese de Curitiba e as dioceses de Guarapuava, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Todo o encontro aconteceu em clima de alegria, acolhimento, oração, partilha de experiências, formação, comprometimento e experiência sinodal. Na sexta-feira, dia 30, foi o momento da acolhida, apresentações e oração a partir da leitura orante da Palavra, a fim de preparar os corações e fortalecer o ardor missionário. O segundo dia, após o momento oracional mariano, tendo com mística a Senhora da Visitação, modelo de discípula missionária e Estrela da Evangelização, foi todo dedicado às reflexões, provocações e conclusões feitas pelo assessor.
O Teólogo Diogo Pessoto, tendo como embasamento a Palavra de Deus e as exortações apostólicas Evangelii Nuntiandi (1975) e Evangelii Gaudium (2013), conduziu o tema a partir dos princípios teológicos, pastorais e espirituais da missão, destacando alguns pontos fundamentais, tais como: a natureza missionária da Igreja e sua realidade atual; o Espírito Santo como protagonista da missão e nos garante que a missão vale a pena, pois a semeadura é nossa, mas quem fecunda é o próprio Espírito; encontro pessoal e experiencial com Jesus Cristo, como condição para o discipulado e a missionariedade; necessidade de conversão pastoral; a missão possui repercussão comunitária e social e implica no diálogo entre o Evangelho e as culturas; a missão implica em proximidade e pastoreio, vencendo a tentação de manter distância das chagas das pessoas entre tantos outros desafios e necessidades.
A fim de nos unir às realidades dos 5 continentes, encerramos o dia com o Terço Missionário. A noite foi dedicada ao momento cultural, com apresentação dos padroeiros das diversas paróquias presentes, além de animada quadrilha e comidas típicas de Festa Junina.
O programa de domingo iniciou com a celebração da Eucarística, a leitura e reflexão da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões. Através de grupos por organismos presentes: COMIDIs, COMIPAs, COMISE, IAM e Juventude Missionária, foi realizada a partilha da Caminhada e elaboração de compromissos que serão assumidos, os quais embasarão a Carta Compromisso a ser enviada a todas as dioceses da Província como documento final. Como conclusão do encontro foi composta a nova coordenação do COMIPRO, sendo escolhidas um representante das 4 dioceses presentes e todos os participantes foram enviados para a continuação da animação missionária em suas comunidades.
Por: Marluce Aparecida Baião Bely – Curitiba

