Regional Nordeste 3 realiza assembleia do Conselho Missionário

Aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2019, no interior da Diocese de Estância, a Assembleia do Conselho Missionário do Regional Nordeste 3 (COMIRE-NE3), com a presença dos membros da Equipe executiva do COMIRE-NE3, dos coordenadores estaduais dos organismos das Pontifícias Obras Missionárias presentes na Bahia e em Sergipe, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), dos coordenadores e demais membros dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs).

comire fEstiveram presentes 54 participantes, provenientes de 21 dioceses, que avaliaram e partilharam as iniciativas de animação missionária realizadas nas respectivas Igrejas particulares ao longo deste ano e planejaram atividades para o próximo ano.

Na oportunidade, Dom Giovanni Crippa IMC, bispo de Estância e referencial para a animação missionária no Regional Nordeste 3, ressaltou o tempo de fecunda esperança que a Igreja vive com a feliz coincidência do Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo para a Amazônia, duas grandes propostas do Papa Francisco para que a Igreja tome consciência da sua identidade missionária e busque novos caminhos para a evangelização, colocando a vida a serviço do Reino de Deus.

70995277_2592510564143235_1574180388148871168_nAtravés da competente assessoria do Pe. Antônio Niemiec, CSsR, secretário da Pontifícia União Missionária, o Programa Missionário Nacional foi apresentado como uma novidade da Igreja no Brasil para despertar a consciência missionária como compromisso batismal e propor um caminho sinodal de articulação, formação e organização, não só para os organismos de animação missionária, mas para toda a Igreja, porque a missão é uma questão de fé.

A partir de quatro prioridades (Formação – Animação Missionária – Missão Ad Gentes – Compromisso profético-social) o Programa Missionário Nacional se apresenta como um meio concreto para animar o dinamismo missionário da Igreja no Brasil em estreita sintonia com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), cuja missão não é proposta como uma atividade ou dimensão, mas eixo central de toda a vida da Igreja. O Programa Missionário Nacional traz como eixo a espiritualidade missionária a fim de que todas as práticas pastorais que movimentam a vida ordinária das comunidades sejam colocadas em chave missionária.

Outras notícias