Secretário da Pontifícia União Missionária orienta retiro espiritual

Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Pe. Antônio Niemiec CSsR, orientou um retiro espiritual para 40 padres da Arquidiocese de Palmas (TO). O clero, juntamente com o seu arcebispo, Dom Pedro Brito, viveram sua experiência de deserto no Centro de Pastoral Dom Fernando, em Goiânia (GO). O retiro teve como o pano de fundo o jubileu dos 25 anos da criação da diocese.

A partir do tema central “Renascer para a vocação para viver e atuar como missionários presbíteros”, foram feitas diversas reflexões sobre a identidade e missionariedade presbiteral, a saber: Retiro: rever, reunir, recrer; Viver a familiaridade com a Palavra; Enfrentar a crise da fé e da fidelidade; Para chegar à maturidade da fé crista; Progredir na configuração a Cristo; Vivência comunitária da fé; Eu sou a missão; Missionário presbítero e a missão ad gentes.

A programação contemplou também celebrações da Eucaristia, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração penitencial, Liturgia das Horas e deserto pessoal. Na celebração conclusiva do retiro, foi feito o envio oficial de um dos padres que, por ocasião do Ano Jubilar da Arquidiocese, foi designado para trabalhar na Amazônia, na diocese de São Gabriel de Cachoeira. A experiência do retiro certamente animou, ainda mais, seus participantes na vivência generosa e fiel da vocação e missão.

 

Outras notícias