Sobradinho (RS) recebe missionários e missionárias para o Congresso Regional

A Diocese de Cachoeira do Sul (RS), na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Sobradinho, acolheu no último fim de semana o Congresso Missionário Regional, com cerca de 100 participantes de todo o Rio Grande do Sul.

O encontro, que iniciou na noite de sexta-feira (07), é parte do processo que anima o Brasil e a América, através dos Congressos Missionários Nacional e Americano. Por isso, no Regional o Congresso seguiu o tema proposto para o 5º Congresso Missionário Nacional: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo, bem como o lema: Corações ardentes, pés a caminho.

O Congresso contou com a assessoria da Ir. Regina da Costa Pedro, Diretora das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, que refletiu a temática através de três conferências: Espiritualidade Missionária: Corações ardentes, Pés a caminho; A responsabilidade da Igreja Local pela missão; e Até os confins da terra. Durante as exposições, a Diretora das POM ressaltou especialmente a importância do comprometimento de cada um e cada uma com a missão Universal, destacando que é fundamental o cultivo de uma espiritualidade verdadeiramente missionária.

No decorrer do Congresso, os participantes também acompanharam os testemunhos de missionários e missionárias enviados além fronteiras, na Amazônia e em Moçambique. Também, junto com a comunidade, celebraram em caminhada o Terço Missionário, concluído em frente ao hospital municipal, rezando pelos enfermos e os profissionais da saúde.

Para o Regional Sul 3, este processo dos Congressos é também ocasião para olhar à missão ad gentes em Moçambique, provocando um novo ardor e um novo impulso missionário e reafirmando a nossa opção pelo Projeto Igrejas Solidárias, com a Arquidiocese de Nampula, no país africano. A missão ad gentes do Regional Sul 3 já está prestes a completar 30 anos e, com ela, crescemos também aqui em nosso Estado na consciência e no compromisso missionário.

Envio para Moçambique
Durante a tarde de sábado, o Congresso acolheu o Conselho Geral da Congregação das Irmãs Filhas do Amor Divino, para partilharem sobre a nova missão assumida, em parceria com o Regional Sul 3, na Arquidiocese de Nampula, Paróquia de Micane. As irmãs relataram que acolheram o pedido do Regional e após realizarem uma visita no local, decidiram partir em missão e, por isso, enviam em outubro quatro religiosas para compor uma nova comunidade em Micane.

Também durante o Congresso, na manhã de domingo, durante o envio dos missionários e missionárias participantes, dom Jaime Pedro Kohl, Bispo Referencial da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, rezou pelo bom êxito da missão do leigo Benedito Ataguile e do Pe. Henrique Neis, que também serão enviados em outubro para compor a equipe missionária do Regional Sul 3 em Moma, em Moçambique.

Outras notícias