Foi realizado no dia 14 de março o 2º Nortão da IAM Online com o tema “Perseverar na esperança”. O encontro contou com a participação de 70 assessores representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Teve também a participação especial da Ir. Antonia Vania, Secretária Nacional da IAM e Dom José Altevir, Bispo referencial da Missão.
Na abertura do encontro, os 6 estados foram apresentados a partir de uma dinâmica, seguida da reflexão da palavra. Depois, D. Altevir, Bispo Referencial da Missão no estado do Pará, destacou a importância da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, bem como a história da IAM que mostra que a missão é permanente. Em suas palavras “a IAM vive disso: da escuta da palavra, da aprendizagem das coisas de Deus e do anúncio para que assim possamos, com a graça de Deus, seguir em frente (…) levando a alegria do Evangelho”.
Após a palavra de Dom Altevir, os estados foram convidados a comentar de forma breve como foi o pré-nortão, que foi um processo de escuta realizado por meio de formulário digital em cada regional, no qual questionava a realidade missionária de cada estado, e as expectativas dos mesmos. Percebemos que mesmo diante das dificuldades, a esperança continua viva, pois os “poucos” que continuam perseverando esperam em Deus o fim da pandemia, e o retorno de nossas atividades.
Em seguida, Ir. Antonia Vania, partilhou o tema proposto “Perseverar na Esperança”. Trouxe a terapia da esperança a partir da palavra do Papa Francisco que apresenta como símbolo de esperança os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35) os quais desacreditados tristes perderam a esperança e se afastaram da missão. Ir. Antônia destacou que mesmo quando estamos em situações difíceis, adversas, Cristo caminha conosco e como nas palavras do Papa Francisco “O discípulo Missionário não pode deixar de se alimentar na oração para que mantenha sempre viva a esperança e possa perseverar”, e que caminhando juntos, necessitamos e precisamos uns dos outros para construir o caminho. Sermos perseverantes sempre!, lembrando o nosso compromisso como IAM: “Nunca desaminar mesmo diante das dificuldades!”