5CMN: Cardeal Steiner recebe diretora nacional das POM na Arquidiocese de Manaus

Durante os dias 11 a 13 de abril, Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), esteve na Arquidiocese de Manaus (AM), local que vai acolher o 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN), de 10 a 15 de novembro deste ano. O jornalista das POM, Fabrício Preto, acompanhou a diretora durante a viagem.

A principal atividade foi o encontro da equipe com o Cardeal Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, onde houve a oportunidade de apresentar os passos dados até o momento na preparação do 5CMN. Dom Leonardo manifestou as boas-vindas e a alegria em poder receber na Arquidiocese de Manaus os missionários e missionárias de todo o Brasil. “Será um momento de congraçamento, será um momento de sonho, mas também será um momento de realização. Queremos viver uma Igreja cada vez mais missionária, uma Igreja cada vez mais em saída”, lembrou o cardeal.

Manaus acolhe o 5CMN
Entre as diversas atividades realizadas, pode-se conhecer o centro de eventos que será a casa do 5º Congresso Missionário Nacional. O espaço denominado “Studio 5” tem capacidade para receber os mais de 800 participantes, oferecendo estrutura para as conferências, shows, praça de alimentação, oficinas e encontros de grupos.

Na oportunidade, a equipe também conheceu algumas paróquias que se localizam no entorno da região do centro de eventos. Essas comunidades irão acolher em suas famílias os participantes do Congresso, havendo a possibilidade de uma troca de culturas e experiências missionárias.

Para encerrar os dias de visitação, houve um encontro com as lideranças da Arquidiocese, em vista de apresentar o caminho realizado na construção do congresso e ouvir sugestões, a partir da visão de quem vive no local. As lideranças mostraram-se animadas com a realização do congresso e colocaram-se disponíveis para colaborar na organização.

Pe. Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Manaus, destacou a importância do 5º Congresso Missionário Nacional na realidade da Igreja da Amazônia. “Estamos realmente com o coração ardendo, esperando todos os missionários que vêm para Manaus. Nestes dias de preparação recebemos Ir. Regina aqui na Arquidiocese, nos dando as orientações de como a gente pode acolher melhor esse evento missionário. Todos estamos sedentos para escutar a boa notícia, o Evangelho de Jesus. Esse congresso vai impulsionar, através do Espírito Santo, para que a boa nova chegue a tantas pessoas”, lembrou o coordenador de pastoral.

 

Outras notícias