Encontro anual reúne cerca de 120 diretores de todo o mundo e inclui audiência com o Papa Leão XIV nesta quinta.
A diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil, Ir. Regina da Costa Pedro, participa a partir desta quarta-feira (21) da Assembleia Geral anual das POM, que acontece em Roma até o dia 28 de maio. O evento congrega aproximadamente 120 diretores nacionais das POM de diversos continentes.
“Nos dias seguintes, nós teremos diversas atividades. Vai ser apresentado o relatório de cada uma das obras pelos secretários-gerais. Teremos a partilha das boas práticas dos países, de mais de nove países dos diversos continentes, encontros continentais,” informou Ir. Regina diretamente da capital italiana. Ela destacou a presença significativa de líderes missionários: “Estamos presentes mais ou menos 120 diretores às diversas partes do mundo.”
Após uma missa de abertura celebrada nesta manhã, a abertura oficial do encontro será conduzida pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização. Um dos momentos mais aguardados pelos participantes ocorrerá já nesta quinta-feira (22). “A nossa grande expectativa é no dia de amanhã, no qual nós seremos recebidos pelo Papa Leão XIV em audiência,” revelou a diretora brasileira.
A programação da Assembleia é extensa e visa fortalecer a ação missionária da Igreja globalmente. Haverá também um dia dedicado à formação permanente, abordando “animação, formação e espiritualidade missionária, a partir de cada continente.” Os diretores também discutirão a revisão dos estatutos das Pontifícias Obras Missionárias.
Ir. Regina concluiu pedindo o apoio e as preces dos fiéis no Brasil: “Peço as orações de vocês, porque essa é uma ocasião única na qual, uma vez por ano, todos nós, diretoras e diretores das Pontifícias Obras, nos reunimos.” Ela reforçou o objetivo central do trabalho das POM, como sublinhado na celebração eucarística de abertura: “levar a animação missionária, a abertura missionária universal para cada membro do povo de Deus da nossa Igreja. Então, rezem por nós, para que nós possamos ser fiéis à missão que nos foi confiada.”

