Pontifícias Obras Missionárias do Brasil celebram 47 anos de missão

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil celebram hoje, dia 20 de novembro, o seu aniversário de 47 anos de fundação. Desde o seu estabelecimento oficial, em 20 de novembro de 1978, em São Paulo, a instituição tem sido um pilar essencial para a animação, formação e cooperação missionária da Igreja Católica no território nacional, ligada diretamente ao Papa e à evangelização global.

A história construída com a vida doada de muitos missionários e missionárias, é um sinal de esperança nos locais mais necessitados. O caminho percorrido pelas POM é sinodal e de profunda comunhão, interligando todas as forças vivas das Igrejas particulares e dos conselhos missionários em diferentes âmbitos.

Uma História de Cooperação e Universalidade
A trajetória das POM no Brasil é marcada por um profundo senso de comunhão e sinodalidade, articulando as forças vivas das Igrejas particulares e dos conselhos missionários. Embora as obras que a compõem – como a Obra da Infância Missionária e a Obra da Propagação da Fé – já existissem no Brasil antes de 1978, a fundação como pessoa jurídica formalizou e unificou o esforço missionário nacional sob o caráter pontifício e universal que as caracteriza.

As POM são organismos oficiais da Santa Sé, atuando como o braço do Papa para a missão em todo o mundo. Seu trabalho se baseia em um tripé de mística missionária: oração, sacrifício e ofertas, essenciais para manter viva a consciência de que a missão é de toda a Igreja para todos os povos.

Outras notícias