Arquidiocese de Manaus se prepara para receber participantes do 5º Congresso Missionário Nacional

Faltando poucos dias para o início do 5º Congresso Missionária Nacional (5CMN), que acontece de 10 a 15 de novembro, na Arquidiocese de Manaus (AM), os congressistas de todo o Brasil se preparam para vivenciar essa experiência de fé e missão. Nos dias que antecedem o 5CMN, de 4 a 9 de novembro, será realiza a Semana Missionária, oportunizando a acolhida dos missionários na periferia urbana da cidade de Manaus e nas comunidades em contexto rural e ribeirinho.

O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” serão inspiradores para esse importante encontro que vai reunir mais de 1.200 pessoas de todo o Brasil, contando com um grande número de participantes da Arquidiocese de Manaus e equipes de trabalho. O 5º Congresso Missionária Nacional é coordenado pelas Pontifícias Obras Missionárias, juntamente com o Conselho Missionário Nacional e a CNBB, com o apoio da Arquidiocese de Manaus e de diversos organismos e instituições.

Equipe da Arquidiocese de Manaus prepara Kit do 5CMN para congressistas

Estrutura do Congresso Missionário Nacional
O Congresso terá em sua estrutura metodológica a realização de conferências e painéis temáticos, atividades concentradas sempre durante o período da manhã. Durante a tarde, os congressistas participarão de Grupos Temáticos e Oficinas. Ao longo dos dias, serão realizadas celebrações, visitas missionárias às comunidades e momentos cultuais. Os participantes serão acolhidos das famílias da Arquidiocese de Manaus, tendo a oportunidade de viver uma experiência missionária local.

Os participantes do 5CMN irão receber um kit com os materiais oficiais do evento. Ao longo destes últimos dias, uma equipe com diversos voluntários da Arquidiocese de Manaus está organizando os materiais para bem receber cada congressista. O kit é formado por ecobag personalizada, camiseta, boné, moleskine, caneta, squeezer, manual do congresso e outros subsídios para a formação.

Conheça dos Conferencistas do 5CMN
Para motivar as reflexões do 5CMN, serão realizadas cinco conferências ao longo dos dias, buscando aprofundar o tema sobre a responsabilidade das Igrejas locais com a missão além-fronteiras. Os conferencistas desempenham um papel importante na estrutura do congresso, ajudando os participantes a aprofundar a espiritualidade missionária, pensar criticamente e se envolver com o tema. Seu objetivo é estimular a reflexão e facilitar o diálogo, tornando a conferência uma experiência de vivência do Evangelho.

Dia 11.11
1ª Conferência
Temática: Corações ardente, pés a caminho: abordagem bíblica (cf. Lc 24,13-35)
Conferencista: Ir. Zuleica Silvano (Paulina)

Dia 12.11
2ª Conferência
Temática: Da Amazônia aos confins do mundo
Conferencista: Pe. Zenildo Lima da Silva, Vice-presidente da CEAMA

Dia 13.11
3ª Conferência
Temática: Responsabilidade da Igreja local pela Missão Universal
Conferencista: Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo da Diocese de Araçuaí (MG)

Dia 14.11
4ª Conferência
Temática: Até os confins do mundo
Conferencista: Pe. Estêvão Raschietti, missionário xaveriano

5ª Conferência
Temática: As POM a serviço da missão universal da Igreja
Conferencista: Ir. Regina da Costa Pedro, Diretora Nacional das POM

Mais informações sobre o 5CMN no site www.pom.org.br/5cmn

Outras notícias