A mesa de abertura contou com a presença de lideranças da Igreja no Brasil e de Manaus e anunciou a abertura dos cinco dias de Congresso.
Manaus é casa de centenas de missionários e missionárias de todo o Brasil a partir deste dia 10 de novembro. O 5º Congresso Missionário Nacional, que se estende até o dia 15 na capital do Amazonas, é inspirado pelo tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho”.
A sessão solene de abertura marcou a abertura do congresso na noite desta sexta-feira. O momento iniciou com uma apresentação do pe. Antonio Niemiec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, que realizou uma retomada de como chegamos até este Congresso e do quanto a compressão da Igreja sobre a missão evoluiu e se transformou, especialmente nos últimos 50 anos.
A acolhida do anfitrião
O Cardeal Arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, iniciou a sessão com a lembrança de dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus e falecido em março de 2021. Dom Leonardo acolheu os presentes, lembrando que nas terras amazônicas passaram muitos missionários que deixaram o gosto e o sabor da missionariedade. “Eles não teriam suportado o peso das dificuldades se não fosse o coração ardente na fé em Jesus”, pontou o cardeal.
O arcebispo da arquidiocese anfitriã ainda desejou que cada participante do Congresso seja bem-vindo às comunidades e famílias manauaras. “Participem conosco da alegria de sermos anunciadores de um novo modo de vida”, convidou.
Toda a Igreja é missionária
Durante o momento, também participaram da mesa o Presidente da CNBB, dom Jaime Spengler; o Vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), mons. Zenildo Lima; e o Presidente da Comissão para a Ação Missionária e cooperação intereclesial, dom Maurício da Silva Jardim. O bispo de Rondonópolis e Guiratinga ressaltou que as contribuições deste Congresso Missionário Nacional serão fundamentais para a continuidade e para a atualização do Programa Missionário Nacional, lançado em 2019.
A representante da CRB Nacional, ir. Rosa Diaz, apresentou a mensagem da Conferência dos Religiosos do Brasil para o Congresso e salientou primeiramente que toda a Igreja é missionária. Ir. Rosa, que é missionária mexicana no Brasil, frisou: “Pedimos ao Senhor a graça de uma profunda conversão para podermos nos colocar em estado permanente de missão. Que estes dias sejam momentos de renovação da esperança e de busca do fortalecimento dos laços de comunhão, para voltarmos às nossas comunidades com renovado ardor missionário”.
Por fim, também participou da sessão de abertura a Secretária Geral da Pontifícia Obra da Santa Infância, ir. Roberta Tremarelli, vinda diretamente de Roma para o Congresso. A religiosa convidou a cada participante para despertar e encorajar todos os batizados. “Se somos católicos, somos universais e nosso horizonte é aberto e vasto”, afirmou ir. Roberta.
A missão: existe algo de mais belo sobre a terra?
A pergunta foi provocada pela Diretora das POM, ir. Regina da Costa Pedro, que seguiu com a sessão de abertura do 5CMN. “Que não deixemos esmorecer aquilo que estes dias vão nos comunicar”, ressaltou Ir. Regina. Ela ainda lembrou o esforço de dezenas de pessoas que tornaram possível a realização deste Congresso Missionário Nacional.
A Diretora das Pontifícias Obras Missionárias apresentou o 5º CMN, relembrando a construção, as esperanças, intenções e o objetivo geral do congresso: impulsionar a missão ad gentes das Igrejas particulares, até os confins do mundo, numa caminhada sinodal e na escuta do Espírito Santo, avançando no processo de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais, em vista da Missão da Igreja que é evangelizar.
Irmã Regina também detalhou a metodologia do congresso, explicando o processo é iluminado pela narração dos discípulos de Emaús. “Teremos assim o dia do caminho, dedicado a escutar; o dia do encontro, dedicado ao iluminar; o dia da partilha, dedicado ao comungar; e o dia do testemunho, dedicado ao anunciar”, explanou.
Depois de retomar alguns pontos da programação prevista para estes dias, ela ressaltou que “mais do que tudo, teremos a participação viva de cada um e cada uma de vocês, nesse momento único de encontro, partilha, oração e celebração”.
Por fim, depois de convidar todos e todas participantes a rezarem a oração do Congresso, declarou aberto o 5º Congresso Missionário Nacional.
Siga acompanhando o Congresso
A programação do 5CMN continua até o dia 15 em Manaus. Lembre-se que você pode acompanhar as Conferências a cada manhã, desde sábado (11) até terça (14), no Canal do youtube das Pontifícias Obras Missionária – @PomBrasil. Também pelo Instagram e Facebook, você confere as notícias e toda a cobertura fotográfica do Congresso.