Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” os assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) realizaram o seu primeiro retiro de aprofundamento. O retiro realizado na Cidade de Araguaína, paróquia São Paulo Apóstolo dias 9 e 10 de dezembro, foi orientado por dom Giovane Pereira de Melo, bispo diocesano de Tocantinópolis (GO), que celebrou a missa de abertura juntamente com padre Eder Carlos.
Tendo como instrumento, o Texto-base do 4° congresso Missionário Nacional, evento realizado no mês de setembro em Recife (PE), dom Giovane destacou a necessidade de anunciar Cristo com alegria. Irmã Leuzina, por sua vez explicou como proceder na criação dos conselhos missionários paroquiais (Comipas) e diocesanos (Comidis).
Maurício, o coordenador Regional da IAM, falou sobre a identidade, história, carisma e metodologia para trabalhar com grupos da IAM destacando a importância das parcerias com as pastorais e movimentos da Igreja, com o apoio dos padres. Também apresentou as Pontifícias Obras Missionárias (POM).
Organizados em grupos, os mais de 80 assessores, que vieram das várias paróquias das dioceses do Tocantins, identificaram os desafios que precisam ser superados e refletiram sobre o que pode ser feito a partir das temáticas tratadas. A programação incluiu ainda, a partilha dos trabalhos de grupo, um momento de confraternização, Leitura Orante da Bíblia, esta conduzida pela Irmã Jussara.
Outro tema abordado foi a linguagem para as idades tendo como mediadora, a psicóloga Eliene, que falou sobre o cuidado que devemos ter com as palavrar diante das crianças e adolescentes. Padre Edson fez uma explanação sobre a ideologia de gênero e as “lutas que temos de enfrentar em relação a essa ideologia em nossas escolas”.
Por fim foi entregue a cada participante um certificado e uma mensagem de motivação.
Com informações da IAM de Tocantinópolis (GO)