Celebrar a vida, partilhar a caminhada e refletir o eixo temático deste ano do triênio proposto pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé foi o objetivo do IX Encontro Regional para Coordenadores e Assessores da Juventude Missionária (JM) do Regional Norte 3 da CNBB. Aproximadamente 60 jovens representantes dos grupos de base participaram do encontro no último final de semana, 17 e 18 de março, na Paróquia de São João Batista, em Figueirópolis (TO), diocese de Porto Nacional.
No sábado pela manhã, os jovens trabalharam aspectos voltados à oração e a músicas que alimentam a espiritualidade missionária. “Fizemos uma oficina e dividindo-os em oito grupos. Cada grupo aprendeu uma música missionária diferente para apresentar na plenária e falar sobre a mensagem contida no canto. Os grupos escolheram, também, outra música missionária conhecida para cantar. Nessa dinâmica foram cantadas 16 músicas diferentes que celebram nossa caminhada”, explicou o coordenador estadual George Henrique.
Para a jovem Adriana Souto, de Gurupi (TO), a dinâmica das músicas renova o ardor missionário da Juventude Missionária, os compromete com o plano de construção do Reino de Deus no meio da comunidade reunida e dá pleno sentido à vida. “Foi muito bom. A cada encontro me surpreendo mais com a JM. Experiência única e maravilhosa. Aprender novas músicas missionárias reaviva o nosso ânimo”, destacou a missionária.
Durante o período da tarde do sábado, os palestrantes falaram sobre o 4º Congresso Missionário Nacional, em Recife (PE) – “A alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, a Metodologia da Semana Missionária “Igreja em Saída” e a Jornada do Jovem Missionário (JJM) disponibilizada como subsídio formativo dos grupos de bases da JM desde 2015 e intensificadas para o triênio 2017/2019. À noite, os jovens rezaram o terço na casa das famílias, nos cinco setores missionários da comunidade paroquial.
Os jovens ficaram entusiasmados com a proposta da Corrente Solidária da JM para ajudar realidades como o Haiti e Moçambique. “Foi uma experiência maravilhosa, ampliamos nossos conhecimentos para que o nosso grupo, que ainda está em formação, tenha mais forças para poder ir pra frente. Adquirimos um belo conhecimento sobre o que o jovem missionário deve ser e o que aprendemos agora podemos repassar para os outros que não puderam estar presentes”, partilhou a jovem Danyella Stefanny, de Porangatu (GO).
As representações dos grupos decidiram que em 2019 acontecerá o I Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária (ERJAM) com o intuito de reunir os grupos do regional. “Antigamente nos reuníamos nos encontros com Distrito Federal e Goiás, pois fazíamos parte do Regional Centro-Oeste. Agora vamos vivenciar uma nova realidade e dar passos na caminhada”, ressaltou Ulaine Queiroz.
O bispo diocesano de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawski, celebrou a missa de encerramento do encontro e exortou o trabalho pastoral proposto pela JM e os frutos alcançados pela missão. “O espírito de amor à missão constitui a alegria da Igreja. Agradeço aos jovens pelo trabalho missionário desenvolvido em suas comunidades”, agradeceu Matias.
Nova coordenação
No domingo, os jovens elegeram a nova coordenação da Juventude Missionária do Tocantins e do Regional Norte 3 para o biênio 2019/2020. Foi eleita por unanimidade como coordenadora a jovem Taillany Sousa de Mesquita, 23 anos, do grupo de JM da comunidade Santa Teresinha do menino Jesus, Paróquia de São Sebastião, Araguaína (TO), diocese de Tocantinópolis
Por George Henrique