Centro Cultural Missionário (CCM): formação missionária da Igreja no Brasil e além-fronteiras

Por Pe. Djalma Antonio da Silva*

O Centro Cultural Missionário foi criado em 15 de janeiro de 1962 com o nome de Centro de Formação Intercultural (CENFI), com os objetivos iniciais de: promover, coordenar e executar medidas e providências destinadas a incrementar a aproximação cultural e a estreitar as relações humanas entre os povos do continente americano; proporcionar a estudantes missionários o conhecimento a respeito da língua, costumes e cultura do país. A instituição funcionou em São Paulo, Rio de Janeiro e, por último, Brasília, onde se encontra até os dias de hoje. Em 2019 o CCM passou a ser uma filial da CNBB e continua com a sua vocação de promover a formação para missionários(as) de dentro e fora do Brasil.

O Centro Cultural Missionário é uma instituição que, há décadas, tem formado missionários e missionárias que chegam para trabalhar com a missão no Brasil. O curso específico chama-se CENFI. Há também o curso Ad Gentes para missionários (as) brasileiros que partem para trabalhar em outros países. Além disso, durante todos esses anos de existência, o CCM tem oferecido formação missionária para padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas e agentes de pastorais que trabalham em todo território nacional. Centenas de missionários e missionários, que hoje realizam trabalhos missionários pelo Brasil, passaram por esta instituição.

Durante o ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, o Centro Cultual Missionário teve que se reinventar. Embora diante das dificuldades, a instituição conseguiu dar continuidade à missão que lhe é própria: formar missionárias e missionárias. Todos os meses, cursos de formação missionária com temas diversos são oferecidos para agentes de pastoral, líderes de comunidades, religiosos (as), ministros ordenados, seminaristas, catequistas e novas comunidades. Para saber mais, entre em contato com o Centro Cultural Missionário.

* Diretor do CCM

Cursos CCM em 2022

FEVEREIRO
14 a 18: Curso Formação para a Missão
MARÇO
07 a 11: Curso “Missão nas Comunidades Joaninas e Apocalipse”
Assessora: Ir. Izabel Patuzzo.
ABRIL
04 a 08: Curso “Liturgia e Missão ”
Assessor: Pe. Leonardo Pinheiro
04/04: Início do curso do CENFI
MAIO
16 a 20: Curso “Pastoral numa Igreja em saída”
Assessor: Pe. Patriky Samuel
JUNHO
06 a 10: Curso “Justiça e paz ”
Assessor: Pe. Paulo Adolfo
JULHO
04 a 08: Curso “Catequese e Bíblia”
Assessores: Pe. Jânison e equipe
18 a 29: 1º modulo do curso de Pós-graduação em Missiologia
AGOSTO
08 a 12: Curso “Espiritualidade Missionária”
Assessor: Pe. Édipo Campos
SETEMBRO
12 a 16: Curso “Paroquia Missionária”
Assessor: Pe. Marcos Barbosa
OUTUBRO
03 a 07: Curso “Catecismo da Igreja Católica e a Missão”
Assessor: Pe. Jânison e equipe
03 a 22: Curso Ad Gentes
NOVEMBRO
21 a 25: curso “Os Fundamentos Bíblicos da Missão”
Pe. Antonio Niemec

 

Outras notícias