Centro Cultural Missionário organiza 2º Seminário Nacional de Missiologia

O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), tem alegria de comunicar o propósito de realizar o 2º Seminário Nacional de Missiologia. Ao mesmo tempo, a direção do CCM gostaria de convocar as missiólogas e os missiólogos do Brasil para participarem desse importante evento eclesial que acontecerá entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2024.

O evento terá como tema central “Ecclesia reformata semper reformanda: Qual Igreja para qual missão?” A justificativa, motivação e escolha dessa temática, feita pela comissão articuladora do Seminário, levou em consideração o contexto e acontecimentos vividos ou a serem vividos pela Igreja, neste momento de sua história, com toda a riqueza de suas inspirações, provocações, interpelações e conteúdos.

O Seminário acontece no contexto da celebração do Ano Jubilar 2025 que coincide com os 1700 anos do Concílio de Niceia; do aniversário dos 60 anos de encerramento do Concílio Vaticano II (dezembro 2025); da realização do Sínodo dos Bispos (2021-2024); da vivência da etapa do pós-5º Congresso Missionário Nacional (novembro 2023); da preparação para o 6º Congresso Americano Missionário-CAM6 (novembro 2024).

Além disso, o evento se propõe estar em continuidade com o 1º Seminário, realizado em 2019, acolher interpelações, resgates e perspectivas advindas do magistério e, mais especificamente, da eclesiologia do Papa Francisco, como também refletir e aprofundar avanços e novos desafios referentes à missão ad gentes, inter gentes e cum gentibus.

Os/as participantes do Seminário terão, também, oportunidade de apresentar resultado de seus estudos, pesquisas, reflexões e aprofundamentos. Essas apresentações deverão levar em consideração uma das seis temáticas do Instrumento de Trabalho do CAM6, conforme o interesse do/a participante.

Mais informações no site www.ccm.org.br

Outras notícias